Prefeito Zito Barbosa e consultores da FESPSP dialogam com vereadores sobre estudo da PPP para concessão da gestão e operação do Hospital Municipal

Vereadores e consultores também visitaram o canteiro de obras do Hospital

Fortalecer a qualidade dos serviços de saúde prestados no município é uma das metas da Prefeitura de Barreiras após a conclusão do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza que está sendo construído no bairro Belo Vista. Buscando assegurar o pleno funcionamento do maior Hospital Municipal do interior do Estado, a gestão municipal, por meio da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), já iniciou os estudos de viabilidade técnica, operacional, econômica e jurídica, para a estruturação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), para concessão administrativa, operação e manutenção das instalações do Hospital.

Na manhã desta quinta-feira (6), o prefeito Zito Barbosa e os consultores e pesquisadores da FESPSP, Rogério Princhark e Rafael Castilhos, detalharam o passo a passo para a elaboração do estudo de estruturação da PPP, para o presidente da Câmara de Vereadores Alcione Rodrigues, e para os vereadores Dr. Sileno Cerqueira, Yure Ramon, Hipólito dos Passos, Otoniel Teixeira, Francisco Sobrinho, Valdomiro José, Adriano Stein e Teteia Chaves. A reunião também contou com a presença do procurador adjunto do Município Márcio Santos e da assessora especial do Gabinete do Prefeito, Jamile Rodrigues.

Construído com recursos próprios do município em mais de 13 mil metros quadrados, depois de pronto o Hospital oferecerá cerca de 150 leitos para internação nas áreas de emergência adulto e pediátrica, clínica médica, obstétrica, psiquiátrica, cirúrgica e ambulatorial e será a primeira unidade hospitalar pública do interior da Bahia a funcionar por meio de Parceria Público-Privada, ofertando atendimento gratuito e de qualidade a população barreirense.

“Apresentamos didaticamente como funciona uma PPP em saúde pública. Barreiras já é destaque em várias vertentes, e mais uma vez assumirá um lugar de referência para o Brasil, se tornando também um modelo de gestão pela qualidade e oferta de serviços na saúde pública. Vamos elaborar um estudo criterioso para a PPP que viabilizará a concessão administrativa, operação e manutenção das instalações do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza e ouvir o Poder Legislativo é fundamental”, frisou Rogério Princhark.

Conforme o prefeito da Capital do Oeste, o município de Barreiras irá se destacar mais uma vez inovando na oferta dos serviços de saúde após concretização de mais uma PPP no município. “Alcançamos mais um degrau para a realização do sonho que é a construção do nosso Hospital Municipal. Em novembro de 2022, estávamos na B 3 em São Paulo, concretizando a primeira PPP da história do nosso município, que está em plena execução e agora iniciamos a estruturação de mais uma PPP desta vez na área da saúde, com isso, Barreira passará a ser um dos municípios da Bahia com a melhor qualidade e eficiência no atendimento à saúde da população.”, ressaltou Zito Barbosa.

No período da tarde, os consultores da FESPSP, os vereadores Dr. Sileno Cerqueira, Otoniel Teixeira, Francisco Sobrinho, Valdomiro José e a assessora especial do Gabinete do Prefeito, Jamile Rodrigues, acompanhados da arquiteta Moema Medeiros e dos engenheiros Antônio Vitor e Wecslei Duarte, visitaram o canteiro de obras do Hospital para conhecer todos os detalhes da construção.

Dircom/PMB – 8.6.2024