Prefeito Zito Barbosa disponibiliza espaço para realização de atividades da ASBART no Palácio das Artes

Durante a realização da Feira de Cultura, Arte e Artesanato na Praça Castro Alves, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da secretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno, assinou nesta quinta-feira (21), o termo de cessão de uso de bem imóvel, autorizando a Associação Barreirense de Artesanato – ASBART a dispor de um espaço para suas atividades. A partir de agora, a Associação terá como ponto de encontro para reuniões, produções e comercialização de suas obras uma sala nas dependências do Palácio das Artes.

A finalidade, segundo a secretária municipal de Cultura, é apoiar a instituição no desenvolvimento de ações e projetos sócio artísticos, culturais, com ênfase no artesanato.  A presidente da ASBART, Maria Inês Oliveira, que participou do ato junto com a secretária de Indústria e Comércio e Serviços, Moriá  Hummel; secretária de Administração, Gislaine Barbosa; secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; gerente do Sebrae, Adriana Morais e das integrantes da Associação, falou da alegria de ter um espaço para acolher os associados e desenvolver suas atividades.

“Estivemos, todas juntas, para receber o documento de cessão de uso desse espaço. Tinha sonhado com esse momento a muito tempo e se concretiza hoje com esse ato que irá estimular ainda mais o artesanato barreirense. Agradecemos as equipes de todas as Secretarias Municipais que nos auxiliam e ajudam sempre que necessário. Esse, com certeza, é um lugar que fortalecerá ainda mais a economia local”, disse Maria Inês.

Segundo o gestor municipal, esse será um período de concessão temporário, pois, a proposta da Prefeitura de Barreiras, tão logo passe o período eleitoral, é conceder um local permanente para a ASBART que fortaleça ainda mais o desenvolvimento artístico e de eventos que promovem o convívio social e beneficia os associados e seus clientes.

“Essa concessão é mais um avanço que seguimos para a valorização cultural de Barreiras. A ASBART realiza um trabalho brilhante, utilizando nossos recursos naturais focados na preservação, responsabilidade social e ambiental, além de geração de renda, já tendo inclusive, exportado números expressivos de sua produção para o exterior, reforçando sua importância para Barreiras e região Oeste. Já estamos iniciando o processo para que, em breve, a ASBART tenha seu local próprio, fortalecendo essa identidade cultural que muito nos orgulha”, destacou Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 22.3.2024