Prefeito Zito Barbosa comemora os 132 anos de Barreiras com a inauguração da Praça da Juventude Esmail Figueirêdo

Moradores do bairro Morada da Lua de Baixo e de bairros circunvizinhos prestigiaram nesta quinta-feira (25), a inauguração da Praça da Juventude Esmail Figueirêdo, que conta com uma estrutura de ponta, cujo principal objetivo é o de proporcionar bem-estar e oferecer espaços atrativos para a população. A inauguração do mais completo Complexo Esportivo de Barreiras faz parte das comemorações pelos 132 anos de emancipação política do município, entregue pelo prefeito Zito Barbosa em uma noite emocionante que contou com a participação musical da Banda Municipal 26 de Maio.

A Praça da Juventude Esmail Figueirêdo conta com ambientes esportivos, culturais e uma ampla estrutura que abrigará a sede da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer. Neste novo espaço as crianças, jovens e adultos vão poder praticar diversas modalidades esportivas, seja na pista de skate e patins, campo oficial society, quadra poliesportiva, quadra de areia para futevôlei, beach tênis, vôlei de areia, também no anfiteatro e pista de cooper.

Na inauguração, participaram o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; primeira-dama Marisete Bastos; presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; os vereadores Otoniel Teixeira, Valdimiro José, Silma Alves,Yure Ramon, Eurico Queiroz, Tetéia Chaves, Dr. Sileno Cerqueira, Francisco Sobrinho e Hipólito dos Passos, secretário e subsecretária de Infraestrutura, João Sá Teles e Luzeni Santos; secretário de Esportes, Lucas Quirino; demais secretários e subsecretários municipais.

O nome da praça é uma homenagem ao barreirense Esmail Figueirêdo, um dos pioneiros a acreditar no potencial de Barreiras e que fez história às margens do Rio Grande. Visionário, o senhor Esmail tomou parte em todos os movimentos sociais, culturais, econômicos e políticos do município. No início dos anos 60, foi um dos fundadores do lendário Clube O Dragão Social e da Associação Barreirense de Cultura e Desporto (ABCD). Ajudou ainda, fundar a Cooperativa Agrícola Vale do Rio Grande, ocupou cargo de provedor do Hospital Regional Eurico Dutra e deixou legados significativos para sua família e toda comunidade barreirense.

A homenagem foi prestigiada pela sua viúva Eudina Rocha de Figueirêdo, carinhosamente conhecida como dona Dinô, também pelos filhos Jorge Figueirêdo e Regina Figueirêdo, e ainda pelos irmãos, netos, bisnetos e demais familiares que fizeram uma homenagem à gestão municipal em agradecimento. “O sentimento é de reconhecimento e gratidão. A Praça ficou magnífica, contempla a juventude em seus anseios e desejo de participar desse projeto de integração social que o esporte proporciona. É uma obra de grande relevância para Barreiras e que todos os moradores recebem esse grande presente. Agradecemos de coração pela grandiosa obra e essa justa homenagem dedicada ao meu pai”, relatou Jorge Figueirêdo.

Ao longo de toda semana, a Prefeitura de Barreiras vem realizando uma ampla programação de inaugurações em comemoração aos 132 anos da Capital do Oeste, com a entrega de importantes obras em diversas áreas a exemplo da Praça da Juventude Esmail Figueirêdo, onde o prefeito Zito Barbosa destacou que o grande diferencial dessa praça está na socialização de toda comunidade, transformando o espaço em um verdadeiro local de lazer e convivência social.

“Essa foi uma noite de muita emoção e alegria para mim, para toda nossa equipe e para os vereadores que apoiam o nosso trabalho. Entregamos um dos melhores presentes para nossa cidade em comemoração aos 132 anos de emancipação política, a Praça da Juventude Esmail Figueirêdo, uma megaestrutura que se configura no mais completo complexo esportivo de Barreiras. Esse era um compromisso da nossa gestão, especialmente com as nossas crianças e os nossos jovens. Aqui contemplamos várias modalidades esportivas, inclusive com uma pista para caminhada de quase meio quilômetro. Uma estrutura completa, construída com muito carinho para proporcionar qualidade de vida a nossa população. Meu agradecimento ao apoio da Câmara de Vereadores, e minhas homenagens a família de Esmail Figueirêdo e a nossa Capital do Oeste. Parabéns Barreiras! Você é o nosso futuro hoje e o nosso orgulho sempre”, ressaltou Zito Barbosa emocionado após o descerramento da placa inaugural.

Dircom/PMB – 26.5.2023