Prefeito Zito Barbosa apresenta detalhes do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza à profissionais de diversas áreas médicas de Barreiras

Nesta terça-feira (16), o prefeito Zito Barbosa e a secretária de saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues apresentaram para profissionais de diversas áreas médicas, os detalhes do projeto e andamento das obras do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza. A comitiva foi recepcionada na Prefeitura de Barreiras e contou com a presença dos médicos Jefferson Sampaio (diretor médico da UPA 24hs), Hermínio Wyllon (intensivista), Clodoaldo Lopes (anestesiologista), Caroline Carvalho (clínica geral) e Jeanne Barbosa (ginecologista/obstetra), da diretora da UPA 24hs, Keite Arcanjo, da subsecretária de Saúde, Juanna Jamille, os engenheiros, Antônio Vitor Sousa e Wecslei Duarte, e a arquiteta Moema Medeiros.

Ao falar sobre o projeto lançado em 2022, o prefeito Zito Barbosa destacou o seu compromisso com a transformação da saúde na cidade, enfatizando que o HMENS será o primeiro hospital municipal de Barreiras, projetado para atender às crescentes demandas com excelência.

“Este será um grande marco para a história da saúde em nosso município, e a materialização do nosso constante cuidado com a nossa população, um hospital de grande porte que atenderá as necessidades presentes e futuras da Capital do Oeste”, disse o prefeito.

Os participantes receberam informações detalhadas da obra e do cronograma de execução, além de agendarem uma visita técnica ao local nos próximos dias. A secretária de Saúde Jamile Rodrigues, expressou a intenção de aproximar as equipes médicas do novo hospital, buscando não apenas apresentar o projeto, mas também garantir que os profissionais compreendam cada etapa da construção do centro de saúde.

“Uma obra desse porte não se tornaria realidade se não fosse a sensibilidade e o compromisso do prefeito Zito Barbosa com a saúde e o bem-estar da nossa população. Em 2023, Barreiras se destacou como a quarta melhor cidade da Bahia e a 37ª no Brasil para fazer investimentos na saúde, em uma avaliação feita pela consultoria Urban Systems, cujo ranking foi publicado com exclusividade pela Revista Exame, e um dos indicadores analisados, foi exatamente o investimento público em saúde por habitante, o que atesta essa transformação na saúde de Barreiras”, pontuou a secretária.

Para o anestesiologista Clodoaldo Lopes, o HMENS é um sonho que se torna realidade a cada dia, e irá coroar uma nova fase na prestação de serviços de saúde no município. “A gente nunca imaginava que isso iria acontecer, era um sonho, mas a obra começou a ser executada, e eu sempre falo com a Secretária de Saúde Jamile Rodrigues, com os colegas e estamos assistindo esse sonho virar realidade”, disse.

O Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza, um moderno centro de saúde, contará com leitos nas áreas de clínica médica, pediátrica, obstétrica, psiquiátrica, cirúrgica e ambulatorial, prevendo até 600 internações por mês. A obra que está sendo executada integralmente com recursos próprios do município, abrange uma área de mais de 30 mil metros quadrados, com capacidade para 150 leitos, e será um marco na história da saúde da Capital do Oeste, para Barreiras seguir em frente.

Dircom/PMB – 17.1.2024