Prefeito Antonio Henrique participa de reunião mobilizadora do Seminário de Pesca e Aquicultura no Oeste da Bahia

Pesca

A UMOB em parceria com a Bahia Pesca promoveram na tarde desta quinta-feira, 22/08, no auditório da ABAPA, a segunda reunião mobilizadora com os prefeitos e secretários de agricultura e desenvolvimento dos municípios do Oeste, para discutirem a programação do I Seminário de Pesca e Aqüicultura do Oeste da Bahia.

A reunião foi coordenada pelos técnicos do Bahia Pesca e o secretário municipal de desenvolvimento e vice-prefeito de Barreiras, Paê Barbosa. O evento contou com a presença dos deputados federal João Leão, estadual Cacá Leão, prefeito Antonio Henrique, o presidente da UMOB e prefeito de Luis Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, prefeito de Baianópolis Anderson Cleyton, prefeito de Cristópolis Antonio Pereira, prefeito de Cotegipe Marcelo Mariani, prefeito de Riachão das Neves Hamilton Lima, prefeito de Wanderley Jose  e secretários de agricultura de onze municípios.

Os prefeitos explanaram sobre a realidade da bacia hidrográfica e da cadeia produtiva da pesca nos municípios, e levantaram a necessidade de implementar ações para capacitar os pescadores, produtores e incentivar abertura de novos empreendimentos. “Temos capacidade de produzir e uma área imensa de rio em nossa região, mas precisamos agir em coletividade para alcançarmos objetivos. A Bahia Pesca poderá conferir o quanto podemos contribuir no aumento da produção, se obtivermos capacitação e incentivos”, disse prefeito de Cotegipe, Marcelo Mariani.

O prefeito Antonio Henrique enfocou em seu pronunciamento a geração de renda e movimentação econômica regional, através da implantação de projetos de piscicultura na região oeste. “ A piscicultura pode ser uma grande aliada de Barreiras e cidades circunvizinhas, na questão da geração de emprego e renda. Nossos ribeirinhos e pescadores precisam melhorar o pescado com novas técnicas”, disse o prefeito, salientado a importância da realização do seminário de pesca.

Nos próximos dias, os secretários municipais de agricultura e pesca, sindicatos de pescadores e Bahia Pesca, realizarão um novo encontro para traçar o calendário e a programação que abordará questões como técnicas de aquicultura, beneficamento, criatórios de diferentes espécies de peixes, logística e comercialização.

A Bahia Pesca está solicitando que cada município identifique suas vocações e condições de comercializar, colocando a disposição uma rede de assistência técnica. “A Bahia Pesca vai orientar e dar assistência aos municípios, para que possamos aumentar a rede de produção do pescado nessa região. Hoje temos o tambaqui e pacu sendo produzidos, mas nós queremos mais e temos capacidade de ampliar a produção. Brevemente a Bahia Pesca vai instalar um escritório regional, para atender os piscicultores e dar suporte aos municípios”, garantiu o deputado Federal João Leão.