Prefeito Antonio Henrique diz ao Secretário Estadual da Saúde que Barreiras vai integrar o Consórcio proposto pelo Estado depois de uma avaliação técnica e econômica

Durante audiência na SESAB com o Secretário Estadual de Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas, no final da tarde desta quinta-feira,05, o prefeito de Barreiras Antonio Henrique discutiu a formatação do Consórcio Inter Federativo de Saúde do Oeste da Bahia e enfatizou o compromisso do município em participar do modelo jurídico de consórcio proposto pelo Estado seguindo o exemplo do primeiro instalado pelo governador Rui Costa, em Teixeira de Freitas. A reunião contou ainda com a participação do prefeito de Luís Eduardo, Humberto Santa Cruz e do deputado estadual Antônio Henrique Júnior.

s1

“Temos um desafio de constituir um modelo de consórcio que atenda o interesse de todos os municípios, mas é preciso levar em conta a demanda natural pelos serviços de saúde de um munícipio polo como Barreiras, que em decorrência de sua condição estratégica não pode pagar a conta sozinho. Qualquer proposta precisa levar em conta a rede de atendimento já existente e a relação serviços prestados e recursos” ressaltou o prefeito Antonio Henrique.

Na avaliação do prefeito o novo modelo tem que garantir e considerar que Barreiras oferece diversos serviços na área da saúde para vários municípios da região oeste, atendendo uma demanda cada vez mais crescente da região pactuada e de municípios de Goiás, Tocantins e sul do Piauí situados nas fronteiras com a Bahia. A Rede de Saúde de Barreiras garante atendimento que vai de consultas a especialistas até cirurgias, exames de imagem como mamografias, tomografias, ressonâncias, RX, ultrassonografias além de cirurgias e exames mais complexos autorizados pelo Conselho Municipal de Saúde.

s2

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde Barreiras até mesmo o Hospital Municipal Eurico Dutra – HAMED unidade de Pronto Atendimento tem agravado sua rotina pelo demanda de emergência de baixa complexidade de municípios vizinhos.

Os dados também comprovam que até mesmo a incidência dos casos de dengue de outros municípios que buscam atendimento em Barreiras quando acometidos pelos sintomas, impactam diretamente no índice de infestação de município que está controlado e abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

O Secretário e técnicos da SESAB reafirmaram a importância da avaliação da proposta do consórcio regional do oeste e o compromisso do Governador para sua instalação em consonância com os munícipios.

s3

O Prefeito de Barreiras garantiu que a proposta será avaliada tecnicamente pelo município antes da adesão, primando pela ampliação e melhoria dos serviços para a população de Barreiras em articulação com a região.

  • Compartilhe: