Polícia Rodoviária Federal disponibiliza etilômetro e capacita equipes da Cootrans e da Guarda Civil Municipal para utilização do equipamento

As equipes da Cootrans e da Guarda Civil Municipal de Barreiras participaram, nesta quarta-feira (4), de um treinamento sobre a utilização do etilômetro durante as fiscalizações de trânsito realizadas no perímetro urbano. O equipamento, que determina a concentração de álcool de um indivíduo, com precisão, foi entregue ao secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio pelo chefe da 10ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Cleiton de Souza Correia.

A ação integra o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de Barreiras e a Polícia Rodoviária Federal, que entre as estratégias de segurança viária conjuntas, concede autonomia às equipes municipais nas fiscalizações de BR’s que cortam a cidade. “A gente entende que as fiscalizações dentro e fora da cidade surtem maior efeito e às dentro, evitam que o motorista embriagado transite na BR. Com este acordo, as equipes da Cootrans têm autonomia para fazer as autuações nestes trechos, reduzindo a sensação de impunidade, acidentes e mortes”, disse o chefe da PRF.

Além de entregar o equipamento, Cleiton Correia garantiu as orientações necessárias sobre a utilização do mesmo durante as abordagens, repassando informações sobre os tipos de testes realizados e as infrações aplicadas em caso de recusa, por parte dos condutores. Todos os agentes de trânsito passarão pelo treinamento, como forma de garantir eficiência e segurança durante as abordagens.

“As fiscalizações com o etilômetro são de grande importância, porque vamos conseguir o nosso objetivo que é de retirar das ruas aqueles condutores que estão conduzindo sob o efeito de álcool, podendo causar acidentes e até tirar vidas. O equipamento será utilizado da forma mais responsável possível, sempre, sob a orientação da Polícia Rodoviária Federal, em mais uma demonstração da integração existente entre a Prefeitura de Barreiras e a PRF no fortalecimento do sistema de segurança pública oferecido ao cidadão”, destacou o secretário Júnior Sampaio.

Dircom/PMB – 04.10.2023