Poesia, emoção e boemia marcaram a noite do espetáculo musical “Mercado Velho 40 anos de Cultura” que rendeu homenagens ao músico Vieirinha

Em Barreiras, a noite boêmia de sábado (12) foi regada a poesia, músicas e emoções no Centro Histórico com o espetáculo musical “Mercado Velho 40 anos de Cultura”, coordenado pelo músico e fazedor de cultura, Mário Sérgio, que com o apoio da Prefeitura de Barreiras e do Grupo Samba Choro e Poesia, envolveu a arte e o entretenimento com homenagens ao músico Benigno Vieira Júnior, o popular Vieirinha.

Jovens, adultos, grupos de amigos e famílias inteiras acompanharam as homenagens e as apresentações culturais, que contou com a participação de vários músicos barreirenses, enaltecendo a cada apresentação, a colaboração do músico Vieirinha no resgate da cultura em um dos pontos de encontro da mocidade, localizado no antigo Mercado Velho, hoje denominado Mercado Cultural Caparrosa.

“Fui pego de surpresa, essa homenagem dos amigos músicos do Centro Histórico me deixou muito feliz, me fez lembrar de algumas boas lembranças ainda na minha juventude. Esse momento simbolizou uma parte da minha vida, ver toda juventude frequentando o Bar do Vieira é uma maravilha, estamos aqui para contar nossas histórias. Agradeço de coração Mário Sérgio e demais músicos por essa homenagem, certamente, ficará em minha memória eternamente”, agradeceu Vieirinha emocionado.

O prefeito Zito Barbosa também prestigiou a noite cultural juntamente com o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; a secretária de Assistência Social e Trabalho, Dicíola Baqueiro e o diretor municipal de Cultura Bosco Fernandes. Zito falou do potencial do Centro Histórico, o berço da boemia de Barreiras. “E uma satisfação muito grande poder participar desse evento cultural e render homenagem ao nosso Vieirinha por esses 40 anos fazendo parte da nossa cultura. Ele é merecedor dessa homenagem, um cantor e artista expoente e referência. Parabenizamos também Mário Sérgio por essa iniciativa que encantou a todos”,disse.

Fortalecer a economia criativa, a cultura e as raízes históricas da cidade são um dos objetivos da Prefeitura através das constantes ações e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, como conta Bosco Fernandes. “Vieirinha tem um legado muito forte e bonito em nossa cidade, esse Centro Histórico é a alma e o espírito da cultura de Barreiras. A Diretoria de Cultura participou com muito carinho desse evento que transbordou boêmia, uma homenagem muito justa”, citou Bosco.

O evento foi transmitido pelo canal “Quintal do Mário” nas plataformas de redes sociais Instagram, Facebook e Youtube (@quintaldomario). Conforme Mário Sérgio, a ideia foi justamente essa, de envolver no maior espaço cultural aberto, a magia da música popular brasileira, revivendo o melhor da boêmia ao lado dos barreirenses, turistas e convidados. “Tudo começou há 40 anos quando Vieirinha começou a tocar em frente a uma loja aqui no Centro Histórico. Os amigos logo se identificaram com o local e esse ponto passou a ser um bar que funciona até hoje fazendo a alegria com a boa música de gerações. Esse espetáculo foi justamente para homenagear o precursor desse movimento social, o Vieirinha, que graças a perseverança dele esse movimento é referência no coração de Barreiras. Foi uma noite memorável”, ressaltou.

Dircom/PMB – 14.8.2023