Participação das Juninas Remelexinho Cearense e Luar do Sertão animam o Arraiá da Vila dos Funcionários

O mês de junho é contagiado pelo ritmo dos festejos juninos e neste sábado (10), a Vila dos Funcionários foi o destino da alegria contagiante do São João. As apresentações no Arraiá da Vila dos Funcionários contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio dos recursos da Lei Aldir Blanc (financiados pelo Governo do Estado) e dos editais de fomento à cultura, lançados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que apoia projetos culturais em todo município.

Este ano o São João da Vila contou com a apresentação das Juninas Remelexinho Cearense e Luar do Sertão com as tradicionais danças juninas. Com vestimentas coloridas, para este ano o Remelexinho Cearense trouxe o tema “Tem Frevo e Tem Baião nas Festas de São João”, trazendo a mistura de ritmos para a quadra do bairro. Conforme o presidente da junina infantil, a Remelexinho Cearense já tem mais de 30 anos, com 38 crianças participantes, a maioria filhos dos integrantes da tradicional Remelexo Cearense que realiza apresentações culturais há 47 anos em Barreiras e região Oeste.

“Lançamos mais uma vez as apresentações da Remelexinho Cearense e iniciamos no nosso bairro de origem, que é a Vila dos Funcionários. Nosso principal objetivo é resgatar essa cultura e reforçar a tradição em Barreiras. O apoio da Prefeitura foi fundamental para a concretização desse objetivo, por isso, agradecemos muito o apoio e por terem abraçados esse projeto, pois sem esse incentivo não conseguiríamos resgatar essa cultura que é linda e tradicional no Nordeste”, pontuou Everton Lucas de Souza.

O Arraiá da Vila dos Funcionários foi animado pela Banda Milho Cru e os cantores Elky Matheus e Cleia Lima. Presente no evento ao lado da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, a secretária Emília Moreno falou da importância desses eventos para o fortalecimento cultural no município. Os recursos vêm do Fundo Nacional da Cultura (FNC) e são executados a partir de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.

“Este é mais um projeto aprovado em Barreiras através dos editais de fomento à cultura. Foi uma festa muito bem organizada e que, sobretudo, reuniu no bairro os moradores da Vila dos Funcionários e demais bairros do município para prestigiar as Juninas e o clima de festividades que só o São João proporciona”, destacou Emília Moreno.

Dircom/PMB – 11.6.2024