Parceria entre Prefeitura de Barreiras e Instituto de Virologia do Oeste da Bahia (IVOB) assegura agilidade em testes laboratoriais de arboviroses

Em 2023, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, estabeleceu um termo de cooperação técnica com o Instituto de Virologia do Oeste da Bahia (IVOB), vinculado à Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com o objetivo de agilizar a realização de exames e testes laboratoriais. Agora, em um período de maior incidência de dengue, zika e chikungunya, as atenções estão focadas nestas doenças.

Os testes são iniciados no Laboratório Municipal de Análises Clínicas do Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, onde o material é coletado e enviado ao Instituto. Lá, uma equipe formada por professores e estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) realizam as análises utilizando o método RT-qPCR, uma técnica avançada que permite a detecção do material genético dos vírus para identificar arboviroses, dentre elas a dengue.

Coordenado pelo professor Jaime Henrique Amorim, a equipe do Instituto de Virologia do Oeste da Bahia (IVOB) recebe os exames de casos suspeitos coletados pelo município, faz a análise molecular e após um período de cinco dias úteis, os resultados retornam ao Laboratório do Leonídia Ayres e são entregues aos pacientes, além de serem enviados para a vigilância epidemiológica do município (Viep) para alimentar o sistema de dados do Ministério da Saúde.

Conforme o professor Jaime Henrique Amorim, a tecnologia avançada aplicada permite um monitoramento epidemiológico muito mais eficiente e confiável, com a detecção do vírus sendo feita na amostra colhida do paciente ainda doente. “Não há necessidade de coleta após o período de doença, nem de realização de exames complementares. A RT-qPCR é definitiva em indicar o diagnóstico”, destaca.

No Laboratório Municipal de Análises Clínicas do Centro de Especialidade Leonídia Ayres de Almeida, também são realizados testes rápidos para pacientes com sintomas há mais de seis e até trinta dias, enquanto os testes do IVOB são destinados aos pacientes com sintomas do primeiro ao quinto dia, que é a janela estabelecida para a realização do teste RT-qPCR. Os resultados dos testes rápidos do Laboratório Municipal Leonídia Ayres são entregues em 48 a 72 horas, também com duas cópias, uma para o paciente e a outra para a Viep.

Segundo o coordenador do Laboratório Municipal de Análises Clínicas do Centro de Especialidade Leonídia Ayres de Almeida, Marcos Vinícius Cirilo, uma média de 130 testes estão sendo realizados por semana em Barreiras. Ele destacou que houve um aumento na procura, principalmente nas últimas duas semanas de fevereiro. “Estamos com o índice de positividade abaixo de 10%. Na semana passada realizamos 111 testes com apenas 7 positivos, embora os resultados sejam favoráveis, sempre é bom destacar que a realização de um volume grande de testes representa desafios devido aos custos elevados”, destaca.

A população com sintomas deve procurar a Atenção Básica, que é a porta de entrada para os casos leves, sendo encaminhados para a UPA os casos moderados e para o Hospital do Oeste os casos graves.

Dircom/PMB – 28.2.2024