Parceria da Assistência Social de Barreiras fortalece ações de cidadania no fim de semana

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I do Santa Luzia, participou de dois projetos de ação social e cidadania neste fim de semana em Barreiras. O sábado, 29, mobilizou duas equipes multidisciplinares que acompanharam a COOPEB ao aterro sanitário e a Igreja Assembleia de Deus Fraternal no bairro São Miguel.

O foco das ações de promoção humana era o atendimento aos adultos e crianças em situação de vulnerabilidade social que ainda não possuem cadastro no SUAS e acompanhamento pelos programas sociais. A equipe 01 foi deslocada para o Aterro Sanitário, onde foram montadas grandes tendas pelo 4º BEC, para que os estudantes da COOPEB e voluntários que abraçaram o projeto Dia C – Dia de Cooperar, pudessem desenvolver as ações de cidadania. A equipe do CRAS realizou atualização cadastral do Bolsa Família, Cartão do Idoso, BPC, emissão de segunda via de documentos, escuta qualificada com psicólogos, auxilio benefício eventual e outros serviços que foram ofertados para as famílias que ali residem.

“Integramos o Dia C, com nossa equipe do CRAS I e os voluntários ofertando os serviços disponibilizados na unidade. Foi uma manhã alegre, com atendimento social e de saúde, dia da beleza, pediatras e odontólogos que disponibilizaram seu tempo, para ajudar as famílias que residem nas proximidades do aterro. Fizemos atualização e cadastramento de famílias, que poderão usufruir dos programas sociais e de toda estrutura que disponibilizamos em nossa sede”, disse o coordenador Fabricio Menezes.
Muitos voluntários abraçaram a causa, e levaram atendimento em todas as áreas, com dia de beleza promovido por Andreia Makeup e Mix Produção. Também participaram da ação, médico pediatra, odontólogo, militares do 4ºBEC, equipe da MM Limpeza Urbana e ainda contou com apoio do Sicredi.

“Já realizamos o Dia de C- Dia de Cooperar há 6 anos, e felizmente temos levado a solidariedade e serviços as comunidades e instituições que mais precisam dessas ações de cidadania. Mas tudo isso, só é possível porque contamos com apoio de parceiros e voluntários”, disse a diretora Edilania Novaes de Carvalho.

Outra equipe do CRAS I também esteve presente na sede da Igreja Assembleia de Deus Fraternal no bairro São Miguel fazendo parte do projeto “Ação Fraternal” realizada pelo Pastor Geassi Frairis. A equipe da Secretaria de Saúde marcou presença disponibilizando atendimento na Unidade Móvel de Odontologia e testes rápidos, mas a comunidade também recebeu os serviços itinerantes da Embasa, Coelba, FASB, OAB, Alistamento no Exército realizado pelo 4º BEC, Casa da Lavoura, Laboratório Sabin, estudantes do CETEP, Salão de Beleza e Academia de Cabelereiros.

“Agradecemos todos as instituições, a Prefeitura que disponibilizou o CRAS I e a Unidade Móvel de Odontologia. Esse projeto foi iniciado na Vila Amorim, e já conseguimos estender ao bairro São Miguel, para o próximo ano, nosso propósito é levar essa Ação Fraternal para outros bairros, ampliando o acesso da comunidade aos serviços, inclusive com atendimento espiritual”, finalizou o Pastor Geassi.