Palestra sobre mobilização permanente contra o câncer de mama encerra atividades do Outubro Rosa em Barreiras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Básica – CAM – realiza hoje, 31, às 18:30h no auditório D. Ricardo Weberberguer do IFBA, a palestra de encerramento das atividades realizadas durante o mês de outubro voltadas à prevenção e combate ao câncer de mama. O evento contará com a presença da secretária Regina Figueiredo, do vice prefeito, Paê Barbosa, do médico mastologista e palestrante João Ricardo Esteves, coordenadora do CAM, Marta Andrade, delegada titular da Delegacia da Mulher, Cláudia Duarte, além de mulheres que participam do Programa de Combate ao Câncer, da Prefeitura de Barreiras.

Apesar de marcar o final das ações do mês de outubro, a palestra é um alerta para a prevenção continuada do combate à doença. O evento anuncia ainda o Programa Permanente de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama implantado no CAM que conta com o atendimento de um médico mastologista todas as sextas- feiras. Além deste serviço as usuárias podem fazer consultas clínicas de rotina, exames de mamografia, biópsias, pulsões  e cirurgias da mama, sempre que indicadas pelo mastologista.

Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.

foto-mama