Outubro Rosa – Se toque pela vida: Centro de Atendimento à Mulher realiza Agenda Especial alertando sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama

Mulheres de todas as idades foram recebidas no Centro de Atendimento à Mulher – CAM, durante a manhã de sábado, 14, com atendimentos especializados como: Core Biopsy guiadas por USG, Punção Aspirativa por Agulha Fina, roda de conversa sobre a saúde feminina, prevenção e diagnóstico do câncer de mama e também do colo uterino. O atendimento disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Barreiras através da Campanha Outubro Rosa – Se toque pela vida, ofereceu também palestras informativas, dicas de autoexame, coleta de preventivo, biópsia com o mastologista, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, consultas com ginecologista, nutricionista e psicólogo.

Atentas aos detalhes e informações, as mulheres foram acompanhadas na sala de espera com um bate-papo com a nutricionista Renata Pires, as enfermeiras Merelle Oliveira e Aline Almeida, que simularam em próteses, como as mulheres devem fazer o autoexame das mamas, ensinando passo a passo como identificar qualquer alteração, desde o estágio inicial ao avançado. A técnica administrativa Luciana Alencar, de 28 anos, aguardava atendimento com a ginecologista, e elogiou a iniciativa.

“O mutirão no sábado ajuda muito, devido ao horário de trabalho durante a semana. Além disso, eu aprendi muito nessa conversa com as profissionais que falaram de alimentação saudável, do autoexame, de como prevenir e também buscar ajuda, caso identifique qualquer sinal diferente no corpo”, disse Luciana.

Segundo a coordenadora do CAM, Emanuela Oliveira, durante todo o ano a unidade disponibiliza atendimento especializado para o diagnóstico de câncer de mama e colo uterino, mas no mês de outubro, as atividades são intensificadas. “Aproveitamos a mobilização nacional do Outubro Rosa para reforçar com todos, inclusive com os profissionais sobre a importância do diagnóstico precoce. Esses procedimentos são muito importantes para todas as mulheres para prevenção de câncer de mama e de colo uterino. Se tivermos o diagnóstico precoce, o tratamento tem maiores chances de sucesso”, observou.

A subsecretária de Saúde, Juana Jamille, acompanhou toda a ação dialogando com a equipe médica e pacientes que aguardavam atendimento. “A Secretaria de Saúde de Barreiras intensificou as ações voltadas às mulheres nas unidades municipais de saúde devido ao Outubro Rosa. Várias atividades foram elaboradas pelas equipes das unidades básicas de saúde para fortalecer as recomendações do rastreamento e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero, bem como romper os tabus sobre a doença. Buscamos sempre atender e acompanhar todos os pacientes dentro das premissas da saúde de Barreiras, de forma humanizada, integrada e inovadora”, destacou Juana.

A Agenda Especial de atendimento contou ainda com a parceria dos acadêmicos de enfermagem da Uninassau que realizaram aferição de pressão e coleta para os exames rápidos.

Dircom/PMB-16.10.2023