Operação contra Incêndios Florestais 2022 é lançada em Barreiras

Nesta quarta-feira (14), foi lançado em Barreiras a Operação Florestal 2022, ação que é coordenada entre diferentes órgãos do Estado da Bahia, reunindo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

O lançamento oficial aconteceu na base avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), localizado ao lado do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, e contou com a presença do comandante geral do Corpo de Bombeiros Cel. BM Adson Marchesini ; o subcomandante Cel. BM Jorge Piauhy; Cel. Miguel Gazola, comandante do 4º BEC; Cel. PM Osival Cardoso, comandante do CPRO; Ten. Cel. Camilo Uzêda, comandante do 10º BEIC, ainda o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio; demais autoridades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, embora as ações de prevenção e combate a incêndios florestais sejam executadas durante todo o ano pelas forças do Estado da Bahia, a operação promove reforço especial para as iniciativas durante o período do ano com maior vulnerabilidade para ocorrência de incêndios florestais. O conjunto de medidas que serão executadas inclui monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados, além de cursos e eventos para sensibilização de comunidades em áreas propícias à ocorrência de incêndios.

“Estamos iniciando hoje a Operação Florestal 2022 e prontos para combater incêndios provocados neste período nas regiões. Dividimos em quatro bases operacionais, sendo Juazeiro, Itaberaba, Vitória da Conquista e Barreiras, onde teremos viaturas e efetivos, todos equipados para qualquer tipo de ocorrência florestal. Estamos com as brigadas prontas para agir em várias regiões da Bahia”, destacou o Cel. BM Adson Marchesini, comandante geral do Corpo de Bombeiros.

Na oportunidade foi realizada também a formatura dos alunos da 5ª edição do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF 2022). Os Brigadistas Voluntários de Barreiras também foram homenageados pelas atividades de prevenção e combate a incêndios florestais. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Prefeitura de Barreiras abraça essa causa contra as queimadas e segue dando apoio total no combate aos incêndios florestais na região Oeste.

“A formação de brigadistas voluntários é uma iniciativa do estado da Bahia com domínio de conteúdo ministrado pelas equipes do Corpo de Bombeiros. Em Barreiras, a Prefeitura apoia todas as capacitações com entrega completa de uniformes e EPI´s, que auxiliam o trabalho desses combatentes em grandes locais com alta incidência de queimadas ambientais. Parabenizamos ao comando do Corpo de Bombeiros por mais esse lançamento e seguiremos juntos no combate às queimadas no Cerrado”, pontuou Demósthenes Júnior.

Dircom/PMB – 14.09.2022