Oeste Genética 2013 movimenta pecuária regional

A primeira edição da Oeste Genética será realizada na cidade de Barreiras entre os dias 15 a 17 de novembro, pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a ABCZ- Associação Brasileira de Criadores de Zebus. A feira será realizada no Parque de Exposições Geraldo Rocha e também conta com a participação dos  principais órgãos ligados a pecuária regional, como Acrioeste, ADAB EBDA, Nelore, SENAR, FAEB, Sindicato dos Veterinários e Sindicato Rural de Barreiras, além das instituições financeiras que apresentarão as propostas para financiamento de projetos.

Essa feira de melhoramento genético é realizada anualmente pela ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu na cidade de Uberaba-MG, levando aos criadores uma mostra da importância do trabalho de melhoramento genético das raças zebuínas para a evolução da pecuária no Brasil.

Atualmente o rebanho bovino do Oeste baiano é de aproximadamente 2 milhões de cabeças, um crescimento significativo no cenário estadual, contando ainda com controle de doenças como aftosa. O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ozimar Amorim disse que “a exposição tem como objetivo movimentar o mercado pecuário do oeste baiano com a realização palestras e capacitação, exposição de raças, além de propiciar contato dos criadores regionais com grandes empresas da área de melhoramento genético e inseminação no Brasil”, disse.

Além dos bons resultados na área econômica, a feira de genética também proporcionará dados para o meio científico e acadêmico que simultaneamente poderão acompanhar a exposição e palestras nos stands, conforme programação.

oeste-genetica