Núcleo de Educação Permanente promove capacitação sobre urgência e emergência em saúde mental para equipe do SAMU Regional Barreiras / Ibotirama

Por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou mais uma capacitação para as equipes que integram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da regional Barreiras / Ibotirama. Dessa vez, a temática foi voltada para mostrar na prática, as urgências e emergências em saúde mental.

Dentro das propostas do NEP, todos os meses são realizados treinamentos abordando conteúdos em conformidade com a Portaria nº 2048 determinados para os Núcleos de Educação Permanente. Na sexta-feira (15), 94 profissionais participaram da capacitação realizada no auditório da Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos. O encontro foi aberto pelo grupo CoralMente do CAPS e contou também com a participação da secretária Jamile Rodrigues; da coordenadora do SAMU Regional, Samara Barbosa; responsável pelo NEP, enfermeiro do SAMU Base Alex Cristiano; e das palestrantes enfermeiras, Sueli Kuroda; e Juana Jamille, subsecretária de Saúde; que abordaram a temática: emergências psiquiátricas com práticas e técnicas de imobilização.

Antes da mesa redonda aberta para debates, o médico psiquiatra Lucas Porto falou sobre o papel conjunto no manejo de emergência psiquiátrico, abordando sobre o comportamento suicida e autoagressão, intoxicação medicamentosa, surto psicótico e o autoextermínio. Conforme a coordenadora do SAMU regional, essa é a segunda capacitação realizada através da implantação do Núcleo de Educação Permanente junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que busca dentre outros objetivos, promover capacitações contínuas dos profissionais que atuam no atendimento de urgência e emergência em Barreiras e na região Oeste.

“Estamos avançando com as ações do NEP junto ao SAMU com esse foco de aperfeiçoamento diário das equipes que compõem o quadro. No mês passado, abordamos o conteúdo via aérea avançada com o uso do airtraq, salt e a passagem de cânula nasal, com participação de médicos, enfermeiros, condutores socorristas, técnicos de enfermagem e integrantes da área da saúde de outros municípios. Agora, devido às ações do Setembro Amarelo, demos ênfase às urgências e emergência na saúde mental com participação de todos os profissionais”, explicou Samara Barbosa.

A secretária municipal de saúde ressaltou a importância do NEP e as capacitações contínuas. “O Projeto NEP é fundamental para atualização diária dos socorristas e demais profissionais que atuam rotineiramente no SAMU, uma vez que, o principal objetivo da educação permanente é atualizar com aulas teóricas e práticas esses profissionais que trabalham na nossa região, buscando sempre a excelência no atendimento ao público. Parabenizo a coordenação e toda equipe por essas iniciativas, temos certeza que com essas ações contínuas, teremos sempre bons resultados”, disse Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB – 18.9.2023