Novos Fiscais Mirins: Projeto Escolinha de Trânsito forma 161 alunos em Barreiras

Iniciativa do 10º Beic conta com apoio das secretarias municipais de Educação e Segurança Cidadã e Trânsito

Nesta quinta-feira (20), foi realizada a formatura de 161 estudantes como fiscais mirins de trânsito, através do Projeto Escolinha de Trânsito, promovido pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação de Barreiras (10º Beic). A cerimônia contou com a participação de alunos, professores, diretores e apoiadores das escolas municipais Alberto Amorim, Manoel Rocha Filho e Celso Barbosa dos Santos. O evento incluiu apresentações musicais destacando a importância da prevenção no trânsito e do cuidado com os pedestres.

Os alunos também receberam orientações de representantes da Prefeitura de Barreiras e do 10º Beic. O secretário de Educação, Jeferson Barbosa, destacou a eficácia do projeto, ressaltando que educar as crianças desde cedo sobre segurança no trânsito contribui para a formação de cidadãos conscientes e, consequentemente, para a redução de acidentes. “Este projeto está inserido nas escolas municipais porque entendemos que somente com a educação preventiva é possível reduzir acidentes e formar cidadãos conscientes, o que consequentemente se refletirá na maior segurança no trânsito”, afirmou Barbosa.

Para o tenente PM Edinaldo Costa, que representou o Major PM Simões, comandante da CIPRv/Barreiras, a iniciativa é essencial para desenvolver a consciência de um trânsito mais seguro entre as crianças. “Ao aprenderem desde cedo sobre as regras de trânsito e a importância do comportamento responsável, estas crianças crescerão adultos conscientes, que respeitam as leis e promovem a segurança de todos nas vias”.

O projeto, conduzido pela cabo PM Calazans, contou com aulas práticas que orientaram os alunos sobre as normas do Código Brasileiro de Trânsito e a importância dos cuidados no trânsito diário.

Sobre o Projeto Escolinha de Trânsito – Lançado em 2022, o Projeto Escolinha de Trânsito visa conscientizar futuros condutores sobre as leis e o respeito no trânsito. Até o momento, 702 alunos já foram formados, recebendo instruções teóricas e práticas na pista piloto instalada no 10º Batalhão. Crianças de seis a dez anos participam do projeto, que envolve a equipe do 10º Beic e a Coordenação de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito.

Dircom/PMB – 21.06.2024