Novembro Azul: Secretaria de Saúde de Barreiras realiza agenda especial de atendimentos no CEAH

Como forma de garantir exames precisos no diagnóstico do câncer de próstata, o Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), abriu uma agenda especial de atendimentos, no sábado (18). A atividade integra a programação do Novembro Azul – mês mundial de combate ao câncer de próstata, um dos mais comuns entre os homens e responsável pela morte de 28,6% da população masculina.

A oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, Glicemia, triagens de sinais vitais esteve entre os atendimentos aos homens que foram até o CEAH. Além disso, foram realizadas 20 biópsias de próstata guiadas por ultrassom, previamente agendadas e marcadas pela Central Integrada de Regulação (CIR) e pelo próprio CEAH, a pacientes que apresentaram indicação para o exame. A ação foi acompanhada pela secretária de Saúde, Jamile Rodrigues e pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, recepcionados pelo coordenador do CEAH e equipe.

“Foi um dia intenso reservado para exames de diagnóstico diferencial, são exames específicos para o diagnóstico do câncer de próstata, considerando serem fundamentais para que o resultado tenha direito a um tratamento fiel”, explica o coordenador do CEAH, José Itamar.

Prevenção – A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).

Dircom/PMB – 20.11.2023