NOTA DA PREFEITURA DE BARREIRAS EM RESPEITO A ÉTICA NA IMPRENSA

A Prefeitura de Barreiras através da sua Diretoria de Comunicação, sempre foi atenciosa com todos os segmentos da imprensa quando estes são pautados pelo profissionalismo, e o respeito que uma profissão tão importante exige.

É com estranheza que depois de dois dias em Barreiras, somente às 23h48 desta quinta-feira (22), o senhor Gabriel Bandarra (Burburinho News), tenha procurado a prefeitura via mensagem de WhatsApp (reproduzida a seguir), e na sua mensagem afirma que somente naquele momento havia conseguido o contato do diretor de comunicação, notadamente após circular um vídeo em que o mesmo aparece bem à vontade em um papo muito proveitoso com pessoas e agentes políticos conhecidos da cidade.

[23:49, 22/08/2019] Gabriel Bandarra – Tenóbio: Boa noite Edivaldo, desculpe o horário
[23:49, 22/08/2019] Gabriel Bandarra – Tenóbio: Mas só consegui seu número agora
[23:50, 22/08/2019] Gabriel Bandarra – Tenóbio: Aqui é Gabriel Bandarra, da Burburinho News
[23:50, 22/08/2019] Gabriel Bandarra – Tenóbio: Como você já deve saber, estamos em Barreiras fazendo um trabalho que fazemos pela Bahia toda com o personagem Tenóbio
[23:51, 22/08/2019] Gabriel Bandarra – Tenóbio: Tentamos entrar em contato com a prefeitura mais cedo, mas não conseguimos
[23:52, 22/08/2019] Gabriel Bandarra – Tenóbio: Recebemos algumas denúncias e estamos à disposição do prefeito caso queira dar algum esclarecimento.

Barreiras é uma cidade polo, centro político regional com uma imprensa forte e consolidada, são duas emissoras de televisão, quatro emissoras de rádio, uma sucursal de jornal de circulação nacional, diversos portais, blogs e páginas de notícias, com liberdade para dentro dos princípios da ética jornalística desenvolverem o seu trabalho, servindo a coletividade.

Causa estranheza e no mínimo dúvidas sobre os reais motivos que trazem o jornalista afeito ao denuncismo a Barreiras. Afrontando assim a imprensa local e regional, colocando em dúvida sua capacidade de cumprir o seu papel de bem informar a sociedade. Seria seu deslocamento à Barreiras, algo voluntário ou teria outras motivações?
Ficando claro ainda, que somente após a veiculação de conteúdos que afetem a estadia desse senhor em nossa cidade, ele queira usar a Prefeitura para legitimar suas conhecidas práticas de denuncismo.

Quanto às denúncias, aquelas que são fundamentadas na lei e na verdade, que tramitem no âmbito da Justiça e do Ministério Público, onde se têm o direito à contestação e a ampla defesa, lá a Prefeitura nunca deixou de cumprir o seu papel como ente público.

No que se refere à imprensa séria, isenta e com comportamento ético e profissional, continuará tendo o nosso respeito e atenção como sempre.