Mutirão do CRAS I atende aos moradores da Fazenda Água Vermelha e entorno do Aterro Sanitário de Barreiras

Na manhã desta sexta-feira, 06, moradores da Fazenda Água Vermelha e do entorno do Aterro Sanitário receberam uma gama de serviços da Secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, Defensoria Pública, atendimentos médico e odontológico com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB.  O Mutirão do CRAS I é realizado para aproximar as comunidades mais distantes do Centro da rede socioassistencial disponibilizada no município.

Muitas mães aproveitaram o mutirão para atualizar a carteira de vacinação dos filhos e buscar o atendimento pediátrico. “Trouxe hoje quatro dos meus cinco filhos para consulta de rotina e encaminhamento para exames, vou aproveitar para me consultar com o dentista e levar as crianças também”, disse a moradora Magali da Silva.

Enquanto o público buscava atendimento individualizado como aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos, orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cartão do Idoso, Bolsa Família, passe livre, cadastro para ID Jovem, as crianças puderam aproveitar a distribuição de brindes, kits de higiene bucal, além de oficinas de pintura, leitura e jogos do Programa Criança Feliz – Primeira Infância no SUAS.

“Vários fatores levaram à escolha dessa localidade para o mutirão, esse é um território de abrangência do CRAS I, que hoje está localizado no Loteamento Rio Grande, essas famílias já são acompanhadas diretamente pela equipe técnica volante, composta por assistente social, psicólogo e educadores. Já estamos articulando com os pais, no momento do atendimento, o cadastro das crianças para projetos futuros aqui mesmo na localidade” destacou Eliana Araújo, coordenadora do CRAS I.

Houve ainda, entregas de cestas básicas, doação de roupas e calçados. Além dos mutirões, a Prefeitura de Barreiras também realiza por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Caravanas da Cidadania, dentro do Projeto Cidade Social, com apoio de todas as secretarias municipais do governo e dos equipamentos móveis de saúde e assistência social.