Mulheres que Brilham: Evento enaltece a mulher empreendedora durante as comemorações dos 133 anos de Barreiras

Na noite desta quarta-feira (22), o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho ficou lotado de mulheres empreendedoras e empoderadas no evento Mulheres que Brilham, em Barreiras. O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço, fez parte da agenda em comemoração ao aniversário de 133 anos da cidade e contou com a parceria do Sebrae, CDL, Sala do Empreendedor, Rede Amigas Empreendedoras, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura – CMEC e Associação Comercial Empresarial de Barreiras – ACEB.

A secretária de Indústria, Comércio e Serviço, Moriá Hummel, deu as boas-vindas e foi seguida pelas manifestações do presidente da CDL, Giovani Zorzo, do presidente da ACEB, Fábio Nogueira e da gerente regional do Sebrae, Adriana Morais. A palestra principal foi ministrada por Herriette Cedraz, Presidente Estadual do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC-BA).

O evento buscou ressaltar e fortalecer o papel da mulher no mundo do empreendedorismo. Sob o tema “Desafios da Mulher Empreendedora”, a palestra teve intuito de motivar as mulheres, em um ambiente ideal, ou até mesmo em um panorama mais adverso. Um dos desafios que as mulheres encontram na hora de empreender, mencionado no encontro, é o do trabalho invisível não remunerado – que em 75% das vezes é realizado por mulheres, no mundo inteiro. A própria Herriette narrou que foi selecionada para cuidar dos seus genitores na velhice, pois eles só haviam tido filhos homens.

A questão do empoderamento feminino, desafiando padrões de comportamentos arraigados na sociedade, e da correta divisão de papéis entre homens e mulheres foram assuntos debatidos no evento. A noite ainda reservou espaço para homenagem a dez mulheres empreendedoras de Barreiras, em retribuição ao trabalho que realizam com muita garra e apreço pelas suas atividades, Priscila Dourado, Erika Porto, Valdomira dos Santos, Lurdinha Pessoa, Aléssia de Souza, Fernanda Aragão, Márcia Inês Tecchio, Anayara Soares, Maria Estelita Braga e Francisquinha Prado, foram as homenageadas.

A secretária de Indústria, Comércio e Serviço, Moriá Hummel, que também preside o CMEC em Barreiras, destacou a importância do encontro. “Preparamos com muito carinho nessa noite especial, com o apoio dos nossos parceiros, o Mulheres que Brilham, com esse objetivo de fortalecer a nossa essência feminina, apoiar essas empreendedoras e elevá-las a patamares tão sonhados por todas nós. A ideia é uma subir e puxar a outra!”, ressaltou a secretária.

Dircom/PMB – 23.5.2024