Moradores do Rio Branco em Barreiras recebem certificado de formação como Brigadistas de Incêndios Florestais

Moradores do Assentamento Rural da Ilha da Liberdade no Rio Branco receberam na manhã de sábado (20), o certificado de formação da Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A ação foi de iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras – SEMATUR em parceria com o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA e Corpo de Bombeiros através do Programa Bahia Sem Fogo.

Essa ação faz parte do planejamento da SEMATUR, que foi apresentado ao Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Oeste da Bahia, visando somar esforços e recursos disponíveis para possibilitar uma ação rápida e eficaz na prevenção e combate aos incêndios florestais, auxiliando na manutenção da integridade dos recursos naturais.

O curso de formação teve a duração de quatro dias na sede da Associação dos Produtores do Assentamento da Ilha da Liberdade. Os participantes receberam noções de educação ambiental, legislação, fiscalização e licenciamento, para as atividades de prevenção, como também instruções de atendimento pré-hospitalar, táticas e técnicas de combate aos incêndios florestais, organização de materiais e oficinas com simulação de combate a incêndio com fogo real.

Participaram da entrega dos certificados, o secretário municipal de meio ambiente e turismo, Demósthenes Júnior, o diretor regional do INEMA, Saul Reis, juntamente com o Tenente Ramos, representando o 17º Grupamento Corpo de Bombeiros.

Para o secretário da SEMATUR, a integração entre setores público e privado é essencial na concretização das ações. “A gestão compartilhada e participativa, envolvendo parcerias entre as três esferas de governo, sociedade civil e o setor privado, é a melhor formar de alcançar os objetivos. Estamos à disposição e preparados para iniciar as ações preventivas e de combate aos incêndios florestais ”, garantiu Demósthenes Júnior.

O conhecimento auxiliará os moradores e novos brigadistas a combater focos de incêndio e a evitar que o fogo chegue até as áreas protegidas, de preservação permanente e reserva legal. “Para nós, o curso foi de suma importância, agora já sabemos como combater o fogo e principalmente como prevenir. Foi muito importante conhecer todas as técnicas, legislação e utilização dos equipamentos”, afirmou a presidente da Associação dos Produtores da Ilha da Liberdade, Andreia de Jesus.