Moradores da Região do Rio Branco comemoram inauguração da Unidade de Saúde Ana do Nascimento Cardoso na Comunidade do Retiro

Com esta, já são cinco USFs construídas pelo prefeito Zito Barbosa na Zona Rural

Distante 60km da sede de Barreiras, a Comunidade do Retiro localizada na Região do Rio Branco, comemorou nesta segunda-feira (25), a inauguração da Unidade de Saúde da Família Ana do Nascimento Cardoso. A primeira USF da localidade foi construída com recursos próprios da Prefeitura de Barreiras seguindo as diretrizes do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Secretaria Municipal de Saúde.

Em clima de comemoração, os moradores recepcionaram o prefeito Zito Barbosa; o vice-presidente da Câmara de Vereadores Dr Sileno Cerqueira; a secretária de Saúde Jamile Rodrigues; o coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete; e ainda os vereadores Otoniel Teixeira, Yure Ramon, Teteia Chaves, Eurico Queiroz, Adriano Stein, Hipólito dos Passos, demais convidados, secretários e subsecretários municipais. A família da homenageada da noite que denomina a Unidade de Saúde, carinhosamente conhecida como Dona Bembem, também esteve presente e agradeceu por mais um equipamento público entregue na Capital do Oeste.

“Realmente um dia que entra para a história de todos nós moradores, nascidos e criados nessa comunidade e familiares da minha avó Bembem. Essa é a nossa primeira unidade de saúde, antes para resolver qualquer problema relacionado à saúde era necessário ter que percorrer todo esse trajeto para a zona urbana, e agora, temos uma equipe médica que irá atender nossas demandas. É uma alegria inexplicável, nossa rotina será com mais qualidade de vida e eternizar o nome da minha vó Bembem nos enchem de gratidão”, disse Sirleide Nascimento, ela esteve acompanhada dos filhos, netos, bisnetos e demais familiares de dona Ana do Nascimento Cardoso.

A secretária Jamile Rodrigues enfatizou que a nova Unidade de Saúde conta com consultórios médicos e de enfermagem, consultório odontológico, sala de vacinas, farmácia, triagem, e ainda, acompanhamento de pré-natal, preventivo, marcação de exames, dentre outros atendimentos. “Essa estrutura entregue hoje segue os mesmos padrões das demais unidades de saúde já entregues nesta gestão. Aqui na Unidade de Saúde da Família Ana do Nascimento Cardoso a capacidade é de atender uma média de quatro mil pessoas, que além da população do Retiro, atenderá moradores das comunidades de Lamarão, Sucuriú, Marimba, São Vicente, Lavras, Chico Preto, entre outras”, pontuou.

O gestor municipal destacou que a estrutura de saúde, que é de grande importância para a comunidade, foi entregue completamente equipada para garantir os atendimentos básicos de saúde à população.  Ele ressaltou ainda, a atenção especial que a zona rural de Barreiras tem recebido nos últimos sete anos, especialmente na Região do Rio Branco, onde a gestão municipal proporcionou uma grande transformação na infraestrutura com construção de novas pontes de concreto, implantação de eletrificação rural, atendimento dos agricultores por meio do Vale Produtivo, manutenção das estradas vicinais e a construção de uma moderna escola que está sendo finalizada.

“É uma alegria muito grande vivenciada nesta noite, graças a Deus estamos entregando mais uma unidade de saúde, dessa vez na comunidade do Retiro que irá atender todos os moradores das regiões do Rio de Branco e Rio de Janeiro. Temos certeza que este equipamento público irá proporcionar muito mais qualidade de vida a estas famílias, serão ofertados atendimentos para nossas crianças, jovens, adultos e idosos de maneira preventiva. Agradeço a participação de todos nesta noite e principalmente, dos vereadores que nos apoiam e trabalham em harmonia com a gestão municipal. Além da unidade de saúde, nos próximos meses, essa região também será beneficiada com uma grande escola contendo 12 salas de aula que irá contribuir no desenvolvimento intelectual das nossas crianças e jovens que vivem no campo”, ressaltou Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 26.3.2024