Membros do Comitê de Operações de Emergência em Saúde e convidados debatem medidas de segurança e enfrentamento ao coronavírus

Duas vezes por semana, o Comitê de Operações de Emergência em Saúde – COE, de Barreiras, se reúne para avaliar e sugerir estratégias de enfrentamento à pandemia, levando em consideração também os aspectos econômicos e sociais que envolvem a comunidade atingida pela Covid-19. Na noite de terça-feira, 16, o diálogo foi pautado por temas como a prevenção e saúde dos servidores, e os moldes para futura retomada de atividades educacionais.

A necessidade do diálogo permanente entre a Prefeitura de Barreiras e Instituições vem do monitoramento diário feito pelas autoridades sanitárias sobre o quadro epidemiológico no município e da complexidade do comportamento do vírus. Segundo o secretário de saúde e presidente do COE, Anderson Vian, as deliberações feitas no comitê auxiliam no equilíbrio das ações feitas no âmbito municipal.

“Estamos realizando o nosso trabalho de maneira transparente, buscando agir da forma mais assertiva possível e temos colhido bons resultados. É um grande desafio para todos, por isso nós sempre ouvimos as universidades, as instituições e os nosso especialistas para atender às demandas que vão surgindo durante o enfrentamento à Covid-19”, disse o secretário de saúde.

Durante a reunião, o engenheiro de segurança do trabalho, Ruy Santana, apresentou o Plano de orientações e prevenção da transmissão de Covid-19 para os servidores. O documento foi elaborado junto com a equipe do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST. “Buscamos junto com o corpo técnico do CEREST trazer um norte e orientações para atender a complexidade das frentes de trabalho, visando diminuir os riscos e auxiliando a todos os envolvidos nos processos de adoção de medidas de controle padrões para garantia de um trabalho seguro e saudável”, destacou Ruy Santana.

O reitor do Centro Universitário São Francisco de Barreiras – UNIFASB, André Bergamo, esteve no encontro para apresentar a proposta de retorno gradual às atividades educacionais. O documento traz medidas de segurança, controle de fluxo de alunos e funcionários, além das adequações das atividades práticas que poderão ser desenvolvidas mediante a autorização do poder público da retomada das aulas presenciais.

Também participaram da reunião, as secretárias Adriana Batista (Assistência Social) e Gislaine Barbosa (Administração), a chefe de gabinete Marileide Carvalho, o coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Ayres, os subsecretários: Roberto de Carvalho (Indústria e Comércio), Rider Castro (Agricultura), a coordenadora do Plano de Ação pela Vida, Ana Paula Miranda, os médicos infectologistas, Luciano Reale, Jorge Luiz e Isabele Lucena, a subcoordenadora de compras da saúde, Luana Castro, o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, Thiago Quinteiro, e a coordenadora em saúde do trabalhador, Janaína Oliveira.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo