Mais um mutirão de cirurgias é realizado no Centro de Especialidades Odontológicas de Barreiras

Em mais um sábado especial de atendimento, a Secretaria de Saúde de Barreiras promoveu mais um mutirão de cirurgias odontológicas com participação de 37 pacientes, que foram triados e agendados previamente nas Unidades de Saúde do município e encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), equipamento referenciado que realiza atendimentos nas especialidades de endodontia, odontopediatria, cirurgia oral, periodontia, atendimento de pacientes especiais para o público infantil, adulto e clínica geral.

Desta vez, foram realizados 51 procedimentos de remoção de terceiros molares, inclusos e impactados, uma cirurgia delicada que retira o dente que não consegue erupcionar (nascer) dentro do tempo esperado. A coordenadora municipal da Saúde Bucal, Érika Almeida, explica que quando não removidos podem causar alguns problemas, como a formação de cistos e tumores, além de reabsorção dos dentes vizinhos.

“Realizamos dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, mais esse mutirão com o objetivo de zerar a fila de espera para esse procedimento considerado delicado e necessário. Para a realização desses procedimentos contamos com o apoio dos profissionais dentistas: Alexandre Martins, Rômulo Rodrigues, Keila Oliveira, Ronaldo Inácio, Francisco Adailton, Carla Vieira e Kailla Dantas, que com todo profissionalismo atenderam os pacientes com orientação pós-cirurgia”, destacou a coordenadora que acompanhou de perto os procedimentos.

O Centro de Especialidades Odontológicas fica localizado na Rua Dudu Coité, nº 119, bairro Jardim Ouro Branco. Os pacientes que tiverem necessidade desse serviço especializado devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e realizar o encaminhamento para o CEO, nos casos que hajam, o diagnóstico de lesões suspeitas ou necessidade de algumas das especialidades ofertadas no Centro.

Dircom/PMB – 21.8.2023