Mais um destaque para a Capital do Oeste: Barreiras está entre as três cidades mais seguras da Bahia

As parcerias firmadas e a constante interlocução entre o poder público municipal junto às forças de segurança estadual e federal aliadas aos constantes investimentos no setor, por parte da atual gestão, garantiram a implantação e estruturação de uma política interna de segurança que oferece, aos cidadãos, tranquilidade e a Barreiras, a conquista do posto de terceira cidade mais segura do estado da Bahia. Os dados, divulgados pelo Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Censo 2022 e do Ministério da Saúde.

De acordo com a publicação, o índice de segurança de cada cidade é calculado conforme a quantidade de mortes a cada 100 mil habitantes considerando dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e do Censo 2022. Este ranking de cidades mais seguras foi criado com o objetivo de auxiliar brasileiros que estão em busca de regiões mais seguras para se viver no país. Na Bahia, Vitória da Conquista e Paulo Afonso ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, seguidas por Barreiras.

“Barreiras está entre as três cidades mais seguras da Bahia e isso é motivo de muita alegria para todos nós, demonstrando que os investimentos que temos realizado na infraestrutura, com destaque para pavimentação das vias e iluminação pública, vem produzindo excelentes resultados, e ainda, com destaque para o trabalho bem articulado da nossa Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito  com as demais forças de segurança como as polícias, Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal que contribui para garantir a paz e a tranquilidade a nossa população. A eles, todo meu respeito e gratidão pela contribuição neste processo de cuidar de Barreiras e de nossa gente. Certamente um trabalho conjunto e exitoso, com os resultados que nos enchem de orgulho”, destacou o prefeito da Capital do Oeste, Zito Barbosa.

Município mais populoso da região Oeste, Barreiras concentra, segundo o Censo 2022, 159.743 pessoas e está entre as dez maiores cidades do estado. De acordo com o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, a taxa média de mortes no município é de 48,0 a cada 100 mil pessoas. Recentemente, a Capital do Oeste também se destacou no Ranking de Cidades Inovadoras e Sustentáveis como a melhor cidade baiana em gestão, bem-estar, segurança pública, infraestrutura, serviços básicos e prosperidade em 2023.

Dircom/PMB – 11.10.2023