Mais de mil pessoas participam do 18º Passeio Ecológico Panacan na tradicional descida de boia pelo Rio Grande

Pelo 11º ano consecutivo, o prefeito Zito Barbosa participou do passeio que este ano aconteceu na véspera do feriado de São João

O domingo (23) foi dia de curtir a natureza e chamar a atenção para a preservação do Rio Grande na Capital do Oeste com o tradicional Passeio Ecológico Panacan. Este ano, mais de mil pessoas fizeram o percurso da comunidade de São José do CTI até a comunidade de Barrocão de Baixo, celebrando a 18ª edição do evento.

A alegria e diversão estiveram presentes em todo percurso da descida de boia que reuniu jovens, adultos e crianças das comunidades em pleno festejos de São João ao som do Sanfoneiro Alcione, que animou a galera em todo trajeto. “Realizamos com muita alegria mais essa edição que, para nossa surpresa, bateu o recorde de participantes. Esse é um evento que culturalmente acontece nesse período junino, e foi neste ritmo do São João que mais uma vez percorremos o Rio Grande” frisou Cleide Alves, moradora da comunidade e uma das organizadoras do evento.

Tendo como principal objetivo explorar o potencial do turismo ecológico local, e ainda, a preservação ambiental, o 18º Passeio Ecológico contou com a participação do prefeito Zito Barbosa e sua filha Brenda, vereadores Hipólito dos Passos e Otoniel Teixeira, também da diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Aldeci Queiroz.

“Participo a 11 anos deste passeio ecológico reforçando esse cuidado e a preservação que devemos ter com o nosso Rio Grande. Desde 2012 acompanho essa descida de boia do São José do CTI ao Barrocão de Baixo ao lado dos moradores, prestigiando essa dádiva que é o nosso Rio Grande e reforçando os cuidados com a sustentabilidade, além de promover o turismo ecológico. Agradeço mais uma vez os organizadores, foi um evento fantástico e no ano que vem estaremos aqui novamente”, pontuou Zito Barbosa durante o percurso.

Como parte da tradição, foi servido um almoço na comunidade do Barrocão de Baixo onde os participantes se confraternizaram com músicas juninas.

Dircom/PMB – 25.6.2024