Maio Amarelo: Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito encerra o mês de conscientização com blitz educativa na BR 242

Encerrando as ações do Maio Amarelo, a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, através da Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou nesta quarta-feira (31), uma blitz educativa na BR 242. Na oportunidade, as equipes dialogaram com os motoristas sobre as escolhas e atitudes, que podem fazer a diferença no trânsito, a exemplo do uso do cinto de segurança, limites de velocidades, evitar bebidas alcoólicas antes de dirigir e principalmente, evitar o uso do celular ao volante, dentre outras ações.

“No trânsito, escolha a Vida” foi o tema trabalhado ao longo de todo mês nas palestras educativas em escolas públicas, particulares e instituições, além das blitz de conscientização realizadas em locais pontuais, como no bairro São Pedro e entorno da Praça Castro Alves. Conforme o subdiretor e agente de trânsito, Carlos Reis, a principal proposta da Campanha Maio Amarelo é chamar atenção da população com o cuidado e educação no trânsito.

“Trabalhamos essa temática ao longo de todo ano, mas, damos ênfase neste mês para trazer essa mensagem de alerta para a população, principalmente nas realizações de blitz educativas nas escolas e instituições com crianças e jovens de Barreiras. Encerramos hoje, com essa parceria da PRF, a Campanha Maio Amarelo seguindo essa proposta do movimento internacional, que é de conscientizar a população para redução de acidentes e a importância de comportamentos mais seguros no trânsito”, explicou.

O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2013, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Na blitz educativa nesta quarta-feira, motoqueiros, motoristas e pedestres receberam material informativo, contendo boas dicas de trânsito. Segundo o secretário municipal, a Campanha Maio Amarelo também teve o propósito de aproximar a população dos agentes de trânsito, bem como o cuidado individual que deve ser permanente no trânsito.

“Reforçamos através das ações diárias realizadas pela Cootrans e Guarda Civil Municipal a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito, tais atitudes evitam mortes e o Movimento Maio Amarelo é fundamental para esse alerta. Agradecemos essa parceria com a PRF na conclusão de mais essa Campanha, alertando a população sobre a seriedade de adotar comportamentos prudentes para um trânsito mais seguro”, ressaltou Júnior Sampaio.

Dircom/PMB – 31.5.2023