Ludicidade: Flibinha 2023 reforça a importância do tema “Literaturas Afro-Brasileira e Africanas” na VI Festa Literária Internacional de Barreiras

Com um ambiente todo preparado e montado com a temática “Literaturas Afro-Brasileira e Africanas – conectando mundos”, os estudantes das escolas públicas e particulares tiveram mais uma vez, no espaço da Flibinha, a garantia da interação, ludicidade, arte, música, teatro e cordel dentro da programação oficial da VI Festa Literária Internacional de Barreiras – Flib 2023.

No espaço infantil, as crianças e adolescentes presentes puderam acompanhar as apresentações de dança do Centro Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis; também a dramatização da história “Menina Bonita do Laço de Fitas” realizado pelos alunos das Escolas Municipais São João e Abílio Farias; e ainda, cantiga de roda apresentado pelos alunos do Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo; e a dança de capoeira dos estudantes da Escola Murilio de Avellar Hingel  – CAIC nesta manhã de terça-feira (23).

No período da tarde, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal João Crisóstomo Figueiredo realizar a apresentação da história “Menina Bonita do Laço de Fitas”; também Centro Municipal de Educação Infantil Edina dos Passos de Deus participar de roda de história “A cor de Caroline”; os estudantes da Escola Municipal Antônio Bento de Freitas recitaram os poemas “Que sabor é o seu”, “Festa na Bahia” e “Ser Negro”. Já os estudantes da Escola Municipal Miguel Pereira Gomes realizaram a apresentação teatral “Com qual roupa eu vou?”; a Escola Municipal Princípio da Sabedoria apresentou a dança “As cores da África”, e os alunos do GAUSS fizeram a apresentação artística “O Pequeno Príncipe Preto”.

Dentro da programação que acontece no ABCD, localizado no Centro Histórico de Barreiras, o espetáculo infantil de bonecos Dandara e Kenderê, com o Grupo Vira Toco, chamou a atenção da criançada com a ludicidade e o musical apresentado. O conto é feito com bonecos negros que representam uma princesa africana e um guerreiro angolano, que viajam da África para o Brasil.O Grupo já recebeu a premiação Braskem de Teatro, cujo objetivo é o de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral da Bahia, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos.

De acordo com a coordenadora Valesca Landin, até quinta-feira (25), a Flibinha levará esse momento cultural, de conhecimento e interação entre os estudantes do município. “Iniciamos hoje e seguiremos até a próxima quinta-feira com muitas atividades que interagem o tema principal da Flib com as apresentações desenvolvidas pelas escolas do município. Essa é uma grande oportunidade de troca de conhecimento, da vivência com a literatura, tão importante no processo de ensino-aprendizagem de cada estudante. Nesta terça-feira (24), será realizada a palestra “Letramento Racial”, com o escritor e palestrante, Celo Cardoso e diversas apresentações culturais”, pontuou Valesca.

Dentro da programação que segue até quinta-feira (25), quem visitar o espaço da Flibinha no ABCD, poderá contemplar e participar de outras apresentações teatrais, paródias, contação de histórias negras infanto-juvenis, danças, musical, citações de contos literários e poesias.

Dircom/PMB – 23.5.2023