Literatura e Arte: Escolas Municipais Santa Luzia e Paulo Freire realizam Mostras Culturais em Barreiras

Em Barreiras, a sexta-feira (1º) foi dedicada à literatura e à arte. Os momentos literários foram preparados pelos estudantes das Escolas Municipais Santa Luzia e Paulo Freire, que apresentaram para seus familiares e comunidade a culminância dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Com o tema “Semeando a Leitura”, os estudantes do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Santa Luzia, realizaram apresentações de contos clássicos, além de recitar poemas, um musical e a cantata de Natal. O evento contou com a presença da diretora pedagógica, Aldeci Queiroz, e do comandante do 10º Beic, Ten. Coronel Ivã Santos. “Nosso principal objetivo foi apresentar, para os pais e convidados, os nossos estudantes lendo de maneira brilhante e mostrando divertidamente, essa interação do mundo da leitura com as atividades desenvolvidas em sala”, pontuou a diretora da unidade escolar, Rosana Monteiro.

Já a Escola Municipal Paulo Freire, trouxe o tema “Literatura, Arte e Movimento – Linguagens que Transformam”. A 13ª mostra literária da escola apresentou para o público presente a magia da literatura na forma de pinturas, apresentações teatrais, danças, musical, exposição de artes e brincadeiras didáticas preparadas pelos estudantes que demonstraram o lúdico da leitura e das atividades desenvolvidas no decorrer do ano.

Conforme a diretora, Ivanete Bastos, o objetivo desta modalidade de evento é o incentivo à leitura, através do contato com autores, obras, atividades literárias e lúdicas para todos os estudantes desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. “Realizamos esse projeto há 13 anos na Escola Paulo Freire, essa mostra que já é tradição nesse ambiente escolar, teve como principal objetivo trabalhar a criança como sujeito e sua identidade de forma integral. Estamos felizes em reunir nesta oportunidade, professores, comunidade, instituições e autoridades municipais, como o secretário municipal Jeferson Barbosa, o vice-prefeito Emerson Cardoso, o presidente da Câmara, Alcione Rodrigues, os vereadores Otoniel Teixeira, Hipólito dos Passos, Rider Castro e demais integrantes da Secretaria de Educação”, pontuou Ivanete.

Com essas diversificadas atividades culturais, os dois eventos deram a oportunidade para estudantes e toda comunidade escolar conhecerem ainda mais sobre a cultura brasileira, proporcionando novas visões de mundo através da leitura e da literatura, como confirma o secretário de Educação, Jeferson Barbosa. “Trabalhar com temas literários sempre dará essa movimentação na escola no sentido de força, identidade, territorialismo, respeito e conhecimento. Esses dois grandes eventos mostraram a delicadeza e a desenvoltura de cada estudante, com temas trabalhados ao longo do ano letivo, além de mostrar a importância da leitura e da literatura no cotidiano. Parabéns a todos”, pontuou.

Dircom/PMB – 4.12.2023