Licitação do transporte público de Barreiras garante renovação da frota de ônibus no município

Após 123 anos Barreiras teve sua primeira licitação de transporte público urbano, rural e distrital. Com isso, o município terá a frota de ônibus mais nova do estado da Bahia.

O novo sistema contará com 50 ônibus urbanos, 10 ônibus para linhas rurais e uma linha especial para o aeroporto, com ônibus equipados com ar condicionado.

A Viação Cidade de Barreiras (VCB) foi a vencedora da licitação, que aconteceu nesta terça-feira, 4, no plenário da Câmara Municipal, o que garantiu total transparência no processo, já que todo o certame pôde ser acompanhado pela população. Conforme a proposta da empresa vencedora, toda a frota será renovada, com 70% de ônibus zero quilômetro.

licita1

Entre as autoridades presentes à sessão pública estava o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique, o presidente da Câmara Municipal, vereador Calos Tito, o Procurador Dr. Wagner Pamplona, membros da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Barreiras e representantes de entidades.

O que muda com a licitação

A licitação garante à Prefeitura instrumentos para implementar as melhorias no sistema de transporte público que os usuários necessitam, com uma política de mobilidade urbana que acompanhe o desenvolvimento da cidade e atenda melhor à população.

“A partir de agora teremos de fato um sistema de transporte legalizado com regras claras e responsabilidades definidas. Em Barreiras não tem mais lugar para um serviço de transporte de baixa qualidade”, afirmou o prefeito Antonio Henrique.

As especificações do edital, que foram analisadas e contempladas na proposta da empresa vencedora da licitação, prevêem a criação de novas linhas, a instalação de abrigos de ônibus para os passageiros, a criação de terminais de integração e a renovação da frota de veículos.

“Esse foi o principal objetivo do processo licitatório. A administração municipal terá amplas ferramentas para exigir que sejam cumpridos os itens estabelecidos no edital e contemplados na proposta técnica e comercial apresentada pela empresa vencedora”, esclareceu Giltamar Pereira Tavares, presidente da Comissão Permanente de Licitação.

licita2

A licitação faz parte de um projeto amplo de transformação total do sistema de mobilidade urbana de Barreiras. Com isso, a prefeitura vai garantir uma renovação de toda a frota, com 70% de ônibus Zero Km; 86% dos ônibus com acessibilidade; Sistema de bilhetagem informatizado, com uso de cartão; Ônibus com sistema de monitoramento GPS; Implantação de Centrais de Controle Operacional nos terminais de integração, oferecendo ao usuário informações sobre horários de partida e chegada dos ônibus; Implantação de um sistema 0800 de atendimento ao usuário, que poderá fazer reclamações ou sugestões à operadora; Novos Itinerários com novas linhas; Dois terminais de integração, onde os usuários poderão se locomover utilizando mais de um ônibus pagando uma tarifa única.

A empresa vencedora da licitação tem prazo de 60 dias, a partir da homologação da licitação e da assinatura do contrato com a prefeitura, para realizar os investimentos necessários e implantar as melhorias.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo