Investimentos em sinalização e requalificação asfáltica proporcionam mais segurança na Capital do Trânsito Legal

Para tornar a cidade mais organizada e segura, a Prefeitura de Barreiras vem desenvolvendo o trabalho de requalificação asfáltica, sinalização horizontal e pintura faixas de pedestres. Neste momento, o trabalho está concentrado nas ruas e avenidas do centro da cidade, onde o movimento de veículos é intenso.

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, por meio da Cootrans, está coordenando a ação que intensifica a sinalização horizontal de trânsito e, pintura das faixas de pedestres. O trabalho garante mais visibilidade aos motoristas que devem dar preferência aos pedestres nesses locais para evitar transtornos e acidentes.

“Já implantamos mais de 3000m² de sinalização nas ruas e avenidas, com a pintura de mais de 60 faixas de pedestres, destes 26 estão em novos pontos, em áreas urbanas como: Avenida Joana Angélica em frente ao HO, Rua 26 de Maio em frente ao cemitério São João Batista, cruzamentos da Av. Capitão Manoel Miranda, cruzamentos leste da Praça Castro Alves, Rua Barão de Cotegipe dentre outras. Esse é um trabalho muito importante, pois, orienta os condutores e proporciona segurança aos pedestres e vamos continuar”, pontuou o prefeito Zito Barbosa.

A sinalização vertical foi iniciada com a colocação de 100 placas informativas, dando destaque ao anel viário e BR 135. O projeto prevê a instalação de mais 500 placas na cidade. Taxas refletivas também serão aplicadas nas avenidas nos próximos dias, principalmente nas vias urbanas que são corredores de circulação de ônibus.

Campanha Barreiras Capital do Trânsito Legal

Com o lançamento da campanha Barreiras Capital do Trânsito Legal, no dia 22 de maio, os agentes de trânsito ingressaram na proposta de palestras educativas nas escolas municipais e rede privada. No primeiro dia de campanha, a escola municipal Padre Vieira foi visitada, e centenas de estudantes da educação infantil e ensino fundamental, participaram da palestra, que apresentou dados de segurança no trânsito e a simulação de travessia segura na faixa de pedestre.

“A educação no trânsito dentro das escolas é essencial, porque poderemos formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. A iniciativa tem por objetivo contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida e a compreensão da criança em relação aos elementos e as situações vivenciadas no trânsito”, disse o diretor de trânsito Cristiano Rans.

A ideia é que a população sinta-se responsável pelas ações de promoção da educação no trânsito e protagonista de um processo que trará mais segurança para o trânsito.