Integrando as ações comemorativas aos 133 anos de Barreiras, Secretaria de Saúde realiza atendimentos especializados em mais um final de semana

Neste sábado (25), a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou três mutirões de diferentes especialidades. Os eventos ofereceram atendimentos voltados principalmente para as mulheres, no Centro de Atendimento às Mulheres (CAM), e outros dois, realizados simultaneamente, no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, que integram a programação das comemorações dos 133 anos da Capital do Oeste.

O Saúde na Agenda Especial do CAM ofertou diversos atendimentos, dentre eles, consultas ginecológicas, ultrassonografias transvaginais, coletas citopatológicas, testagens para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consultas com nutricionista e com profissional da psicologia, medições de glicemia e aferição de pressão. “Sou paciente de risco  e venho sempre aqui para ser atendida. Sou muito bem acompanhada aqui no CAM”, comentou Cristina Miranda.

De acordo com a coordenadora, Emanuela Oliveira, cerca de 80 pessoas foram atendidas. “O Centro de Atendimento à Mulher de Barreiras não podia estar de fora da programação de aniversário da cidade, a gente trabalha a saúde da mulher o ano inteiro e intensifica nesses mutirões com o objetivo de zerar as demandas reprimidas. Essa é uma oportunidade para as mulheres que não conseguem comparecer aos procedimentos durante a semana e podem participar nesses horários de atendimentos alternativos”, ressaltou.

O evento contou com a participação da equipe do CAM, professores e alunos de enfermagem da Uninassau. Arnaldo Monfardini, acadêmico de enfermagem, destacou a necessidade do autoexame mamário, inclusive para os homens. “Os tumores de mamas ocorrem com frequência em mulheres, mas, mesmo em pequeno número, a população masculina também desenvolve”.

Já no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, 272 pacientes previamente agendados participaram da realização de exames de ecocardiograma e 45 fizeram exames oftalmológicos. “Esses atendimentos aos sábados estão sendo oferecidos à população com a intenção de agilizar o atendimento de pacientes que estavam com uma demanda reprimida. O mutirão de ecocardiograma aconteceu em três dias, com uma média de cem atendimentos diários”, explicou o coordenador, Alessandro Menezes.

Dircom/PMB – 25.5.2024

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo