Instituições, Escolas e Universidades se apresentam na Flib 2024 reforçando o tema “Vozes Femininas na Literatura”

“A mulher é força, é poesia, é determinação, é garra e de muita coragem, por isso mesmo deve estar aonde ela queira estar, e nesta Festa Literária é o lugar oportuno para mostrar todo esse potencial”, e foi com essa citação que a jovem estudante Regina Lima, do 1º ano do curso de Administração do Cetep, expressou sobre o tema trabalhado este ano na Flib e que enaltece a temática “Vozes Femininas na Literatura”. Ao lado dos seus colegas Marielen, Ane Caroline, Caio e Gabriela, participaram de apresentações na Praça Castro Alves, que nesta edição está sendo o ponto de encontro da literatura.

Outras instituições de ensino como a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), Núcleo Territorial de Educação (NTE), colégios particulares, municipais, estaduais, e ainda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (SESI), também participam desta VII edição da Festa Literária Internacional de Barreiras trazendo no foco de suas atividades pedagógicas a valorização do universo feminino.

A Coordenação da Saúde Mental de Barreiras, por meio do CAPS II e CAPS AD, também trouxe a notoriedade de mulheres que mudaram a história na psiquiatria, como a psiquiatra Nise da Silveira que revolucionou o tratamento psiquiátrico através da arte. Os usuários também homenagearam Antônia Fábia, que era assistida pelo CAPS e servidora pública.

“Também estamos com exposição das obras de artes produzidas por eles durante as oficinas de pintura e leitura. Aproveito a oportunidade para parabenizar a organização por mais essa edição da Flib e a todos os pacientes por estar aqui, porque o desafio é romper barreiras, é pessoas que têm fobia social e estar aqui no palco mostrando que eles têm capacidade de estar onde qualquer um de nós podemos estar. A Festa Literária Internacional de Barreiras é, sobretudo, um espaço democrático e inclusivo”, comentou Denny Samper, coordenadora do CAPS.

Além de sarau, declamação de poemas e poesias, apresentações teatrais e exposições de obras de mulheres que ganharam representatividade na literatura, neste primeiro dia, o público pôde acompanhar a Roda de Diálogo com a temática “Palavras-Mulheres na Bahia: escritas, oralitura e ancestralidade”, com a participação especial das literatas Jovina Souza, Célia Batista e Liliane Reis, realizada no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho.

Na conferência de abertura, a professora, escritora e performer Daniela Galdino, enfatizou o tema “Vozes Femininas na Literatura”, mostrando o protagonismo feminino na literatura e demais vertentes sociais e culturais. “Serão três dias de muita troca de conhecimento, desde já agradecemos a participação de todas essas instituições representadas. Neste evento daremos um maior destaque nas literaturas produzidas pelas mulheres, apresentando essa riqueza traduzidas em contos, fábulas, livros e em outros trabalhos da literatura para toda população”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno, durante visitação nos estandes e espaços da Flib 2024.

Dircom/PMB – 23.5.2024