Início de cobrança da taxa para uso da Zona Azul é prorrogado, em Barreiras

Em Barreiras, o início de cobrança da taxa de utilização da Zona Azul, previsto para esta sexta-feira (11), foi prorrogado para dia 5 de dezembro. A decisão, tomada entre a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito e a empresa responsável pela implantação e administração da Zona Azul, se deu após alteração no cronograma de instalação da sinalização horizontal e vertical que demarca as áreas do estacionamento rotativo.

“Para que a Zona Azul passasse a integrar o dia a dia da população, cumprimos todo processo legal incluindo audiências públicas, com intervenções populares. Depois, veio a fase da sinalização de ruas, avenidas e demais áreas, porém, este processo, realizado pela empresa contratada precisou ser estendido passando dos 45 a 60 dias previstos, para 90 dias, então, postergamos também o início da cobrança”, explica o secretário Júnior Sampaio.

Com a alteração na programação, o período de realização do trabalho educativo junto aos munícipes e de divulgação do aplicativo utilizado para operacionalização do sistema também precisou ser readequado. “Os usuários terão um tempo mais elástico para baixar o aplicativo ZAD Barreiras que já está disponível na versão IOS e Android onde poderão preencher o cadastro com dados pessoais e assim ficar aptos a utilizar a Zona Azul”, destaca o representante da empresa responsável, Daniel Castro. Além do aplicativo, os motoristas poderão adquirir os cartões em pontos comerciais que serão cadastrados.

O estacionamento rotativo oferecerá aproximadamente 2.500 vagas para automóveis, e cerca de duas mil para motos, com destinação de 5% das vagas para idosos e 2% para cadeirantes e autistas. “Tanto idosos quanto deficientes e autistas terão gratuidade nas vagas. Para garantir este direito já estamos realizando os cadastros na Secretaria. Outra exceção de cobrança serão os moradores de áreas da Zona Azul e que não possuam garagem, eles deverão também comparecer à Secretaria, a partir do próximo dia 16, e fazer o cadastro que será avaliado para verificar se preenche os requisitos”, finaliza o secretário Júnior Sampaio.

Taxa –  O valor da taxa para utilização da Zona Azul em Barreiras será de R$2,00 a hora, com um tempo máximo de estacionamento de duas horas, na mesma vaga.

Dircom/PMB – 10.11.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo