Guardas Civis Municipais de Barreiras são aprovados no Bolsa-Formação do Governo Federal

Em Barreiras, 59 agentes da Guarda Civil Municipal foram classificados para o Projeto Bolsa-Formação, que integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O Programa tem a finalidade de fomentar a capacitação de agentes de segurança pública do país, conforme a Lei Federal n° 13.675/18 e após a realização do curso disponibilizado, os agentes serão remunerados com uma Bolsa no valor de R$ 900.

“Este resultado é expressivo para a corporação e foi possível em função do excelente trabalho desempenhado pelo Comando da Guarda, pela equipe da Secretaria de Segurança e, em especial, pela Gestão Municipal, que prontamente agilizou toda a documentação necessária para que os agentes pudessem garantir a habilitação e, posteriormente, serem aprovados para a realização do curso”, explica o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio.

Entre os dias 24 e 27 os Guardas Civis Municipais aprovados, realizaram a matrícula no Sistema Nacional do Bolsa-Formação (Sisfor). Apesar da qualificação, via Senasp ser considerada habitual entre os profissionais da área, com a adesão ao Bolsa Formação, os aprovados recebem uma bolsa após a capacitação, um diferencial que está sendo bastante comemorado pela corporação. “Infelizmente não foi possível contemplar todo nosso efetivo nesta primeira etapa, mas, confiamos que em uma próxima etapa, teremos novos aprovados. Agradeço e parabenizo os guardas civis municipais que estão aptos ao programa”, ressalta o comandante da Guarda, João Oliveira.

Os cursos serão realizados através de plataforma online, o que proporcionará ao Guarda Civil Municipal a participação conforme disponibilidade de tempo. Serão abordadas temáticas voltadas para eixos prioritários do Pronasci 2, com foco ao enfrentamento e prevenção de violência contra a mulher; à segurança pública e cidadania em territórios vulneráveis; com altos indicadores de violência; ao apoio às vítimas da criminalidade e ao combate ao racismo estrutural e a crimes decorrentes.

Dircom/PMB – 30.11.2023