Estudantes, equipe pedagógica e famílias vivem um dia de negócios e empreendedorismo na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo

O aprendizado posto em prática durante a 1ª Feirinha de Negócios da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo resultou em uma experiência inédita e lucrativa para os 1.200 estudantes, equipe pedagógica e familiares.  Durante o sábado (26), eles participaram da comercialização de itens produzidos coletivamente e assim, colocaram em prática as noções aprendidas em sala de aula por meio do Projeto Educação Financeira, destinado aos alunos do 1º ao 9º ano e que evidenciou a importância da educação financeira no fortalecimento da cidadania.

Nas barracas montadas foram disponibilizados salgados, doces e até algodão doce gourmet. A comercialização, feita pelos estudantes, resultou em um valor considerável, recurso que será revertido para os próprios estudantes, por meio de ações festivas e realização de eventos. “As vendas tiveram o propósito de despertar o espírito empreendedor, o que ocorreu com êxito. Mas, o ponto alto da feirinha foi a integração que aconteceu entre a equipe da escola e as famílias dos nossos estudantes. Estão todos de parabéns por abraçarem a causa com tanto amor”, destacou a diretora Neuraci Rosalina.

Além de comidas e guloseimas foram oferecidos aos participantes, atendimentos sociais gratuitos por parte da Secretaria de Assistência Social e Trabalho; psicológicos e médicos, a cargo da Rede Solidária; de enfermagem, pela faculdade Uniplan e oferta de cursos profissionalizantes, por meio do Senai. Teve ainda música ao vivo, exposição de artesanato e um momento de grande expectativa pela comunidade escolar da Mirandolina Ribeiro Macêdo, que foi o lançamento da Fanfarra – FAMIRAN. “Todos esperaram muito para que nossa escola tivesse uma fanfarra. Agora, ela é real”, disse Neuraci.

A feirinha contou com a presença do secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Barreiras, Roberto Carvalho que levou o apoio aos professores e estudantes. “Um evento de muita integração e aprendizado, que nos deixa felizes e certos de que estas crianças e adolescentes saem daqui mais conscientes sobre a importância de tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo. São os futuros empreendedores de Barreiras”, falou o secretário. Ele levou o abraço para os organizadores e às coordenadoras pedagógicas Antônia Selma e Sheila Maria, que estiveram à frente do projeto junto com a direção da escola.

Dircom/PMB – 28.08.2023