Estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I apresentam o mundo da literatura infantil brasileira na Flibinha 2024

A literatura infantil brasileira ganhou a imaginação dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I durante a Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), nesta sexta-feira (24), no segundo e último dia da Flibinha 2024. No espaço transformado para a alegria e a fantasia dos contos, os pequenos leitores transmitiram no ritmo de danças, teatro, musicais, poesias e contação de histórias o mundo da literatura, que este ano trabalhou a temática “Vozes Femininas na Literatura”.

Dona Marinalva Alves, moradora da comunidade Barrocão de Baixo, fez questão de acompanhar a apresentação de sua neta Laura Louise, que participou da dramatização musical Emília, a boneca que virou gente. “Essa é uma ação ímpar na educação de nossas crianças, participar da Festa Literária desde a educação infantil é fundamental para despertar ainda mais o gosto pela leitura e a valorização por autores brasileiros”, disse.

A escritora de Salvador, Ana Fátima, levou a mensagem do protagonismo das crianças negras com a apresentação da história “Makeba vai à escola”. “Momento importante e para essa galerinha que participa desta Festa se inspirar, se espelhar e fazer os seus sonhos acontecerem. Muito feliz em poder mostrar que, através da literatura, a gente pode realizar todos os nossos sonhos e  potenciais. Desejo muito que, a partir da literatura, elas possam ter confiança em si mesmas e construirmos juntos, um mundo melhor para todos”, ressaltou a escritora.

No período da tarde, Ana Fátima trouxe a história “Os dengos na moringa de voinha”, retratando as memórias da família ativadas a partir da literatura e de outros símbolos das nossas vidas. O público pôde ainda acompanhar a dramatização “Malala, a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca, “Menina Bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado, e o conto “A criança pobre”, apresentados pelos alunos da Escola Municipal Professora Cleonice Lopes; também apresentações teatrais pelos alunos do Sesc, e declamação de poesias de Cecília Meireles com os estudantes da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo.

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras apresentou o teatro Pipo e Fifi, trazendo a mensagem de alerta do Projeto Faça Bonito no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Já a Fábula Cia Teatral trouxe para a Flibinha “As aventuras de Júlia e Bia”, o universo das artes e da cultura de forma lúdica e divertida, abordando temas trabalhados na infância.

O secretário de educação de Barreiras, Jeferson Barbosa, ressaltou a importância da Flib e a interação dos estudantes municipais na Flibinha. “Tanto a Flib, como sua versão infantil, a Flibinha, é um dos momentos mais esperados do calendário cultural de Barreiras e se torna ainda mais rico por fazer parte dos eventos em comemoração ao aniversário da nossa cidade. Nós somos a terceira cidade, em todo o Estado da Bahia, a ter uma festa literária dessa dimensão, por isso, nós só temos a agradecer a todos os envolvidos em sua realização, de modo especial, à toda a curadoria, a todos de Barreiras e da região que prestigiaram esse evento extraordinário”, pontuou o secretário.

Dircom/PMB – 24.5.2024