Esporte: Prefeitura realiza abertura oficial dos Jogos Estudantis Barreirense (JEB)

As arquibancadas do Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade ficaram lotadas de estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), da rede municipal de ensino, nesta terça-feira (18), durante a cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis Barreirense (JEB). A competição organizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentro do Projeto Brincar e Viver, se estende até 25 de novembro.

Abrilhantaram a cerimônia, as equipes campeãs e vice-campeãs de futsal infantil masculino e feminino em 2019, onde o time de futsal feminino Escola Municipal Santa Luzia, campeão em 2019, enfrentou o vice-campeão da Escola Municipal José Agostinho Porto, com resultado de 3×2  para a Escola Municipal José Agostinho Porto. Após a competição e uma breve confraternização entre as duas equipes, foi realizada  a abertura oficial,  conduzida pelo coordenador dos Jogos, professor Aparecido Freitas. Participaram ainda o vice-prefeito, Emerson Cardoso;  secretária e subsecretária de Educação, Gabriela Nogueira e Cátia Alencar;  vereador Valdimiro José;  ex-presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Rodrigues;  diretores; subdiretores e professores.

A coordenação do evento destacou que as competições irão trabalhar questões socioemocionais como as habilidades de convivência, espírito de competitividade e uma demonstração do quanto estudantes são capazes de agir de forma equilibrada, fora do ritmo habitual, ganhando ou perdendo no esporte, assim como ocorre na vida, além de promover a ampla mobilização da comunidade estudantil em torno do esporte.

A competição, que conta com a participação de alunos das escolas da rede municipal, reúne várias modalidades esportivas, como atletismo, basquete, futsal, peteca, handebol, vôlei e baleado. Este ano, 20 escolas participam  dos JEB, com a formação de 43 equipes e mais de dois mil estudantes envolvidos.

A secretária de Educação, em sua fala, pontuou sobre a importância dos jogos no contexto escolar. “Estamos construindo uma política de educação com excelência. A educação transcende às salas de aula e ocupa esse espaço que estamos hoje, confraternizando e aprendendo a conviver em sociedade, além de trabalhar o intelecto para desenvolver a inteligência e os aprendizados. É uma alegria enorme ver vocês, estudantes, participando desses jogos, onde poderão experimentar emoções, ganhando ou perdendo e travar batalhas do bem, aprendendo a competir”, pontuou Gabriela Nogueira.

Após a abertura oficial entraram na quadra os times de futsal masculino infantil do Colégio Luiz Viana, campeão em 2019, contra a Escola Municipal José Agostinho Porto, vice-campeã, terminando a partida empatada em 1×1.

As disputas dos jogos, ocorrerão às terças e quintas-feiras na primeira, terceira e quinta semana de jogos, e às segundas, quartas e sextas-feiras na segunda e quarta semana de competição, nos ginásios poliesportivos das escolas Mirandolina Ribeiro Macêdo; Celso Barbosa; Cleonice Lopes e as semifinais e finais no Ginásio Baltazarino Araújo Andrade.

Dircom/PMB 19.10.2022