Espetáculo ‘Vai sem Medo entre o Rio e o Mar’ recebe apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho foi palco do espetáculo teatral “Vai sem Medo entre o Rio e o Mar: Várias Insurgências”, um espetáculo multidisciplinar que combinou dança, teatro e música. A peça, um mergulho na concepção afro-histórica e anticolonial, inspirada no imaginário da independência do Brasil e da Bahia, foi apresentada ao público com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras.

Fruto do projeto contemplado pelo edital Diálogos Artísticos e Centenário da Independência da Bahia, a obra contou com o suporte da Fundação Cultural do Estado da Bahia, além do apoio de entidades como o Sesc Barreiras, Escola Municipal de Teatro e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Ifba Campus Barreiras. O elenco diversificado, composto por atores de teatro, incluiu talentos como Osmar Mendes Júnior e Ramon Souza da Escola Municipal de Teatro, juntamente com músicos e dançarinos.

O evento, de acesso gratuito, foi direcionado especialmente a estudantes das redes de ensino, incluindo uma escola do município de São Desidério. Maurício Faísca, diretor geral, apresentou no repertório, sete canções, dentre elas, algumas compostas especialmente para o espetáculo. Para Danilo Lima, diretor cênico, a obra se destaca como um marco na história teatral de Barreiras, provocando discussões sobre racialidade, identidade e localidade, temas que o espetáculo busca estimular no público.

“O espetáculo não só encantou ao público, mas também se firmou como uma peça significativa que promove reflexões cruciais sobre questões identitárias e locais, deixando uma marca no cenário artístico e cultural de Barreiras”, destacou a subsecretária de Cultura e Turismo de Barreiras, Emília Moreno.

Dircom/PMB – 13.12.2023