Escola Valdete Piedade de Holanda realiza feira de cidadania

foto1

A Escola Municipal Valdete Piedade de Holanda realiza nesta sexta-feira, 06, durante todo o dia, uma festa dedicada aos seus 521 estudantes, familiares, profissionais da unidade e comunidade. O Projeto Escola, Família e Solidariedade encerra as atividades realizadas durante o ano letivo de 2013 e vem ao encontro das propostas estabelecidas para melhorar a aprendizagem na rede e integra as ações pró Selo Unicef.

foto2

No evento será realizada a prestação de serviços de cidadania e atendimentos gratuitos, além de oficinas e palestras educativas em diferentes temáticas. “Esta é a proposta e o incentivo do Selo Unicef, melhorar no município a inter-relação entre as diversas secretarias de governo  no desenvolvimento de práticas comuns que melhorem a qualidade do ensino e da vida das pessoas”, explica o secretário municipal de Educação, Cosme de Carvalho.

De acordo com a coordenadora geral da Secretaria de Educação, Márcia Rasia, a feira da cidadania “é uma comprovação de que em  Barreiras as secretarias trabalharam em conjunto para a obtenção do Selo”. Durante todo o ano uma série de reuniões e propostas foram acordadas entre as secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Ação Social e Cultura com o objetivo de promover ações estratégicas para que o município seja contemplado, com o Selo Unicef.

foto3

No dia 13 de dezembro será realizado, no Parque de Exposições, um encontro entre todas as escolas municipais. No evento serão apresentadas  oficinas, trabalhos, projetos e ações desenvolvidas em 2013 em conformidade com as temáticas propostas pelo Selo.

Sobre o Selo Unicef – Ao aderir a nova Edição do Selo 2013-2016, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Elas têm o objetivo de promover os direitos das crianças e adolescentes de: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/aids; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se.

foto4

A metodologia do Selo prevê a realizações de ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados.  (Com informações do UNICEF).