Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo vive a experiência da internet de alta velocidade em todos os ambientes

Os mais de mil e cem alunos que frequentam a Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo e toda a equipe pedagógica contam com uma experiência inédita entre as escolas de Barreiras. Por meio do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação, a escola avança na inovação tecnológica e garante a oferta de uma internet de alta velocidade e alcance. Os recursos provenientes do programa, possibilitaram o cabeamento de 63 pontos de rede, no sistema Wi-Fi, levando a internet para todos os ambientes escolares.

Inaugurada em 2020, a Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo possui um prédio amplo, com 18 salas de aula, além de auditório, ginásio de esportes e outras dependências, o que dificultava a qualidade do sinal de internet oferecido. “Duas redes de internet eram utilizadas aqui oriundas das extintas Escola Municipal Dr. Renato Gonçalves e Escola Municipal do Parque, porém, eram insuficientes para atender nossa demanda com eficiência. Então, instalamos este novo sistema, composto por quatro aparelhos de repetidores de sinal com força e potência para chegar de canto a canto”, explica a diretora, Neuraci Rosalina.

Além das 18 salas de aulas, a rede alcança o refeitório, biblioteca, sala de informática, de multimeio onde estão instaladas 10 mesas digitais, secretaria, coordenação, sala de professores, direção e vice-direção, sala de atendimento especializado e de teatro. Na sala de informática, 15 computadores garantem aos alunos o acesso à internet, sob a supervisão de professores e equipe pedagógica. Os profissionais da unidade escolar podem usufruir de informações que ajudam na construção dos planos de aula, por meio do acesso à rede com senhas próprias e que não podem ser compartilhadas, evitando o uso indevido.

Ainda de acordo com a diretora, a ampliação da internet na escola através do Programa Inovação Educação Conectada, foi montada em estruturas de racks para instalações de internet, projetada em todo seu processo de construção.

“Adotamos um sistema seguro que faz o bloqueio de senhas, caso haja a tentativa de compartilhamento. Nosso Wi-Fi é de uso restrito e direcionado às atividades escolares, tanto de alunos quanto dos servidores. Isso garante a segurança, favorece o ambiente de pesquisa, a inclusão digital e fomenta o uso responsável”, finaliza a diretora. Os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) utilizam a internet para atividades e pesquisas e os do Fundamental I (1º ao 5º ano), iniciam a educação digital com uma rede de alta velocidade, já os professores reforçam a autonomia na adoção da tecnologia no dia a dia de trabalho.

Dircom/PMB – 14.07.2023