Escola Municipal de Teatro encerra 2023 com apresentações e anúncio de novo espetáculo

Na noite de sexta-feira (15), a Escola Municipal de Teatro brilhou no palco do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Com base na metodologia artístico-pedagógica da instituição, duas peças teatrais foram apresentadas, fruto do trabalho desenvolvido no segundo semestre sobre poéticas da encenação, técnicas vocais e dramaturgia. Com uma plateia composta por familiares dos estudantes e entusiastas do teatro, as peças “Vozes que ecoam” e “O circo caraminholas” foram os destaques da noite.

Dirigida pelo subdiretor de ensino de artes cênicas, Danilo Lima, “Vozes que ecoam” abordou a defesa e pertencimento das mulheres lutadoras em defesa de suas terras no cerrado do Oeste. Já “O circo caraminholas”, dirigida pelo professor Osmar Mendes, trouxe à tona a discussão sobre o cuidado com o meio ambiente, com uma abordagem poética circense. Para Danilo Lima, o evento foi uma oportunidade de apresentar ao público as novas abordagens artísticas desenvolvidas ao longo do ano pela Escola. “Vale destacar o engajamento dos nossos alunos na assimilação das técnicas teatrais trabalhadas durante as aulas”, disse Danilo

E as apresentações não param por aí. Nesta quinta-feira (21), como parte da programação de inauguração do Palácio das Artes, a Escola de Teatro trará “O rico avarento”, uma peça curta baseada na obra do escritor brasileiro Ariano Suassuna. Ambientada no sertão nordestino, a história retrata a relação entre um coronel avarento e um jovem humilde. A apresentação será na praça Castro Alves às 19h30, com direção do professor Egídio Júnior e participação do elenco do turno noturno da Escola Municipal de Teatro.

Além disso, as mostras deste ano contaram com o apoio técnico do SESC Barreiras, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e o departamento de cultura do SESC, liderada por Rosalba Lopes. Com as apresentações de encerramento do ano, fica a promessa de mais espetáculos da Escola Municipal de Teatro, em 2024, reforçando o compromisso com a arte e a cultura.

Dircom/PMB – 19.12.2023