Escola Municipal Antônio Bento de Freitas comemora 24 anos de fundação com homenagens ao patrono e comunidade escolar da Cascalheira

Na sexta-feira, 12, os alunos da Escola Municipal Antônio Bento de Freitas prepararam uma programação especial para comemorar os 24 anos de fundação da escola com histórias e atividades escolares no bairro Cascalheira. Durante essas duas décadas, já foram formados milhares de alunos, iniciando em 13 de julho de 1995, a intensa trajetória de aprendizado atualmente reúne mais de 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

No pátio da escola, os pequenos aprendizes apresentaram a biografia do patrono, poemas, acrósticos, textos históricos e ainda assistiram a palestra “Cuidando do Patrimônio Público”, ministrado pela diretora Tatyana Maria dos Santos.

“Comemoramos mais um aniversário de fundação da escola, envolvendo os alunos com a memória escolar, importância de cuidar do patrimônio público e a valorização de cada etapa vivenciada pela comunidade da Cascalheira durante esses 24 anos. Contamos um pouquinho do patrono, da evolução da escola com as gestões e fizemos um agradecimento especial a Prefeitura de Barreiras e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer que tem dado uma atenção especial tanto na requalificação e reforma estrutural de nossa escola, como também no fortalecimento das diretrizes escolares”, destacou a diretora Tatyana, que exerce a segunda gestão escolar na unidade.

A Escola Municipal Antônio Bento de Freitas foi a quinta unidade escolar a ser totalmente reformada e requalificada em 2018. O prédio escolar recebeu piso com cerâmica, portas e janelas novas, forro, climatização, novas lousas, carteiras novas, requalificação total das salas de aulas, sala de coordenação, cantina, depósito, almoxarifado, banheiros, vestiário, sala da secretaria, sala da direção e o pátio ganhou uma nova cobertura. “Gratidão é a palavra que transmite nossos agradecimentos ao prefeito Zito Barbosa, que no dia 05 de março de 2018 reinaugurou uma nova escola, entregando um espaço digno a toda comunidade escolar da Cascalheira”, salientou a diretora Tatyana.

Um pouco da história da Escola Municipal Antônio Bento de Freitas

A instituição foi fundada em 1991, na gestão do prefeito Paulo Braga, recebendo o nome de Escola Municipal da Cascalheira, em homenagem ao bravo povo da comunidade. No ano de 1995, na gestão do prefeito Saulo Pedrosa, com o objetivo de excluir o anexo que funcionava na Vila dos Funcionários, a Escola Municipal da Cascalheira foi ampliada com a construção de duas salas de aula e um almoxarifado, que hoje funciona como sala de direção/coordenação.

Com a ampliação do prédio, no dia 13 de julho de 1995, a escola passou a ser denominada Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, através do Decreto nº 248/95. Através de indicação feita pela vereadora Francisca Barroso Lima, em homenagem ao ex-funcionário público do 4º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção, Sr. Antônio Bento de Freitas, que chegou com o Exército na década de 70 no Oeste da Bahia. Nasceu em 07/07/1917 em União – Piauí, filho de João Bento da Silva e Idalina Rosa de Lima e faleceu em Barreiras no dia 07 de fevereiro de 1991.