Equipe do Laboratório Municipal Leonídia Ayres e Vigilância Epidemiológica de Barreiras participam de capacitação com profissionais da Rede Lacen/BA

Nesta segunda-feira (4), a Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da Coordenação do Laboratório Municipal de Análise Leonídia Ayres de Almeida e em parceria com a Rede Lacen/Ba, promoveu uma capacitação para a equipe que atuam no Laboratório Municipal, e ainda, para a equipe da Vigilância Epidemiológica, realizado no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Barreiras.

Com o objetivo de abordar temas essenciais para o aprimoramento dos processos de vigilância laboratorial, com foco no usuário do Sistema Único de Saúde do município de Barreiras, o treinamento foi conduzido pela coordenação do Laboratório Municipal de Referência Regional de Luís Eduardo Magalhães (LMRR/LEM), Helen Fonseca, pela biomédica Karen Lauana e o técnico de análises clínicas, Marlan Galberto.

De acordo com o coordenador do Laboratório Municipal de Análise Leonídia Ayres de Almeida, durante a capacitação, foram abordados diversos temas relevantes para o aprimoramento dos serviços oferecidos em Barreiras. Questões como a correta coleta de amostras biológicas, o manuseio e transporte adequado dos materiais, a importância da biossegurança e os cuidados necessários para evitar contaminações foram amplamente discutidas.

“Nossa equipe teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as boas práticas laboratoriais, padronização de procedimentos e manejo do Sistema GAL. A troca de experiências entre os profissionais foi incentivada, proporcionando um ambiente propício para a aprendizagem colaborativa. Com esse treinamento, os profissionais que atuam no Laboratório Municipal de Análise Leonidia Ayres, estão aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos no seu dia a dia de trabalho”, pontuou Marcus Vinícius.

Dircom/PMB – 4.12.2023