Entre as cidades baianas, Barreiras conquista a terceira maior destinação de Imposto de Renda para o Fundo de Infância e Adolescência

Os contribuintes de Barreiras fizeram da cidadania uma prioridade durante a Declaração do Imposto de Renda 2023, ao destinarem o percentual de 3% para o Fundo da Infância e Adolescência. A mobilização encabeçada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes de Barreiras (CMDCA) com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, junto à população, surtiu bons resultados e a Capital do Oeste ficou com o terceiro maior volume em doações, atrás apenas da capital, Salvador, e de Formosa do Rio Preto, também no Oeste do Estado.

A destinação do imposto de renda é realizada no momento da declaração do imposto, diretamente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Trata-se de uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos. Barreiras obteve um total de 49 doações que resultaram em R$ 219.100,23.

“Recebemos com muita felicidade a notícia, repassada pela Receita Federal. Esses valores estão creditados na conta do Fundo Municipal e serão empregados na ampla e integral proteção dos direitos da criança e do adolescente, conforme prevê o ECA e a nossa política municipal. Vamos elaborar editais que beneficiem parceiros, entidades e projetos públicos. Destacamos a importância da população continuar destinando suas contribuições, entrando em contato com os seus contadores de confiança. Barreiras tem a possibilidade de arrecadar mais de R$ 5 milhões, mas para isso é importante que a comunidade esteja engajada”, destacou o presidente do CMDCA, Anderson Souza Barbosa.

Campanha – Desde 2022, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lançou a campanha de incentivo às doações, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Associação de Contadores de Barreiras (Acoba), Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Instituto Aiba (Iaiba). A ação de parceria visa levar informações aos contribuintes e alcançar um maior número de doações, revertidas ao Fundo da Infância e Adolescência.

Dircom/PMB – 05.09.2023