Encontro da UPB em Barreiras reúne prefeitos da região oeste do Estado

A UPB (União dos Municípios da Bahia) realizou na manhã de sexta-feira, 21, o primeiro evento da segunda etapa dos Encontros Regionais de Orientação de Gestores, organizados pela entidade. O evento aconteceu no Auditório do Hotel Morubixaba, em Barreiras. As palestras sobre planejamento fiscal, previdenciário e arrecadação fazem parte do projeto Capacita Municípios, que busca qualificar os servidores para sanar dificuldades administrativas.

O prefeito de Barreiras, Antonio Henrique, abriu o encontro e falou sobre a importância da entidade na defesa dos interesses dos municípios baianos. “São temas importantes para a modernização da administração pública. Parabenizo e agradeço a presidência da UPB por trazer essa capacitação aos gestores no interior do estado”, destacou.

b1

 A presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria destacou que o objetivo do encontro é minimizar o bloqueio das contas dos municípios, seja pela dívida com a previdência ou por equívocos na contabilidade. “A gente tem que ter esse cuidado. Muitas regras mudaram após os anos 2000, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, e precisamos capacitar nossas equipes. Esse é o momento de tirar dúvidas e trazer conhecimento ao corpo técnico das prefeituras”, disse.

O encontro contou com técnicos da Confederação Nacional dos Municípios
(CNM) e especialistas em direito administrativo. “A UPB tem um compromisso com a promoção da qualidade na gestão pública. Nós já estivemos em Barreiras para orientar sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e agora abordamos outros temas da área financeira e contábil que impactam no dia a dia da administração dos municípios”, ressaltou a gestora.

Entre 2013 e 2014, a UPB capacitou mais de 6 mil gestores municipais para que exerçam atividades da administração pública com maior eficiência na execução orçamentária, tornando a gestão mais racional na aplicação dos recursos públicos,  evitando desperdícios e punição por parte dos órgãos de Controle Externo.

b2

Também estiveram presentes ao evento os prefeitos Leopoldo de Angical, José Marcelo de Cotegipe, Ademilton Barbosa de São Desidério, José Conceição do município de Wanderley, Gilvan Pimentel de Catolândia, Ney Borges de Mansidão, Anderson Cleyton de Baianópolis e Antonio Pereira de Cristópolis.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo