Encontro Cultural Junino: Secretarias de Assistência Social e Saúde de Barreiras reúne idosos dos CRAS e Idade Viva para festejar o São João

Forró, quadrilha junina, comidas típicas e muita alegria marcaram o Encontro Cultural Junino promovido pela Prefeitura de Barreiras, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde, nesta quarta-feira (19), na sede do Projeto Idade Viva, no bairro São Pedro. O momento de integração envolveu a participação dos idosos que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), I, II, III, IV e V, bem como, os integrantes do Idade Viva.

Outras danças populares conduzidas de maneira integrativas pela fisioterapeuta foram contempladas na programação cultural que contou ainda com participação de idosos acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), bem como, a participação da secretária e subsecretária de Assistência Social e Trabalho, Gabriela Nogueira e Maritânia Gonçalves, respectivamente; subsecretária de Saúde, Juana Jamille; de vereadores e familiares que aproveitaram o momento para também prestigiar o Concurso de Forró.

Dona Alteir Escobar, moradora do bairro Santa Luzia, estava toda caracterizada participando dos festejos juninos. “Essa festa e essa união representa vida e reforça a nossa alegria em poder confraternizar em uma data que é muito importante para todos nós. Um momento de rever amigos, dançar e se divertir”, disse enquanto conferia os detalhes para a dança de forró.

“A palavra que me define hoje é alegria, foi um encontro muito bem organizado. Gratidão aos coordenadores e profissionais do CRAS V, o meu coração é de muita felicidade porque dancei, cantei, brinquei e foi um momento histórico para todos nós”, contou emocionada dona Ivonete Gonçalves, moradora do bairro Barreiras I e participa, frequentemente, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Uma média de 300 idosos participaram desse encontro cultural que envolveu além do forró, o frevo, o baião e o famoso pé de serra. A Banda Coração do Brasil, a cantora Cleia Lima e o cantor Genivaldo e os Feras do Forró reforçaram o tom da animação. “Estamos no período dos festejos juninos e nada melhor do que esse momento para se confraternizar em grande estilo. Essa união entre os CRAS e o Idade Viva só reforça esse brilho e a alegria que o São João proporciona, reforça também a nossa tradição cultural tão presente em Barreiras”, pontuou a secretária Gabriela Nogueira.

Conforme a subsecretária de Saúde, o Encontro Cultural Junino ressalta as políticas públicas para a pessoa idosa no município, nesse universo lúdico e estilizado do São João. “Esse momento de convivência plural, representado pela alegria e vitalidade desse grupo da terceira idade, demonstra que eles estão tendo acesso aos seus direitos, tendo oportunidade dessa integração social. Esse mesmo clima de alegria junina também está presente, ao longo de todo mês, nos demais equipamentos públicos da Saúde”, pontuou Juana Jamille.

Dircom/PMB – 20.6.2024