Em noite histórica, Prefeito Zito Barbosa entrega primeiro Plano Municipal de Turismo da Capital do Oeste

Barreiras é assim: em cada canto um encanto! Com essa nova identidade turística, o município de Barreiras, a Capital do Oeste, recebeu das mãos do prefeito Zito Barbosa o primeiro Plano Municipal de Turismo nesta segunda-feira (22), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com empreendedores do setor turístico, instituições e sociedade civil organizada, o documento insere 52 atividades econômicas, roteiros turísticos e investimentos de curto, médio e longo prazo.

“Sou filho de Barreiras, conheço cada canto desta cidade e iniciei minha história com o carnaval há 35 anos. É uma honra representar os moradores desta terra e receber nesta noite esse Plano de Turismo, que certamente será um norteador do antes e depois, atraindo assim turistas para conhecer nossas belezas naturais, nosso carnaval, cachoeiras, festas religiosas, comidas tradicionais. Estamos preparados e ansiosos para receber sempre mais visitantes”, destacou Gulla após receber o Plano Municipal de Turismo.

Durante o evento foram distribuídos encartes com os roteiros turísticos naturais, culturais, históricos e gastronômicos, iniciando com o tour pela Cidade e Centro Histórico com opções de lazer e entretenimento noturno. O turismo rural e a rota das cachoeiras também são apresentadas, mostrando opções de passeios e pratos tradicionais, a exemplo da galinha caipira com pirão. O turismo de esporte e o religioso também fazem parte da fase inicial, com a valorização principalmente da Romaria no Povoado do Senhor dos Aflitos.  O encarte Barreiras é assim: em cada canto um encanto sinaliza ainda o QR Code com o vídeo publicitário com as opções de turismo no município.

Participaram do evento, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; a subsecretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno; o presidente da Câmara de Vereadores Alcione Rodrigues; os vereadores Rider Castro, Otoniel Teixeira, Dr. Sileno, Valdimiro José, e ainda o chefe de gabinete, Melchisedec Neves; secretário de Educação, Jeferson Barbosa; Administração Gislaine Barbosa; Indústria, Comércio e Serviços, Roberto Carvalho; Infraestrutura, João Sá Teles; controlador do município, Aldir Remini; subsecretários municipais, representantes do Sebrae Regional, UFOB, UNEB, IFBA, SENAI, Barreiras Moto Club, agências de turismo e segmentos ligados ao setor turístico.

O prefeito Zito Barbosa fez uma retrospectiva apontando os compromissos assumidos com o desenvolvimento de Barreiras, e registrou que avanços foram alcançados em todas as áreas, mas faltava o setor do turismo. “Hoje é uma noite muito feliz e um marco histórico para o nosso Município, pois graças a Deus estamos tendo a oportunidade de entregar para nossa cidade o Plano Municipal de Turismo, que agora é lei, aprovada pela Câmara de Vereadores, cujo apoio e parceria eu aproveito para agradecer. Agora estamos aptos legalmente para buscar os financiamentos necessários para incrementar todo o potencial turístico, com o qual nosso município foi abençoado por Deus. Por isso, precisamos compor uma ampla parceria com todos os segmentos, de modo especial com a iniciativa privada, para que possamos consolidar Barreiras também como a Capital do Turismo”, pontuou o prefeito.

Finalizando o evento, a Secretaria de Cultura e Turismo apresentou o vídeo publicitário “Barreiras é assim: em cada canto um encanto”, percorrendo os principais roteiros turísticos.

Dircom/PMB-23.5.2023