Em entrevista coletiva, prefeito Antonio Henrique fala sobre recuperação do território de Barreiras e dá detalhes da licitação do transporte público

Antonio Henrique iniciou a entrevista falando sobre as tratativas para a revogação da Lei Estadual 12.906, que atualizou os limites territoriais entre vários municípios do oeste baiano, fazendo com que Barreiras perdesse mais 30 mil hectares de seu território para Luis Eduardo.

O prefeito informou que após viagem a Salvador, onde se reuniu com representantes da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, com o governador em exercício, Dr. Otto Alencar e com o vice-governador eleito, João Leão, foi elaborado um novo Projeto de Lei, sob orientação do deputado Cacá Leão e acompanhamento do deputado eleito Antonio Henrique Júnior, que revoga a Lei 12.906 e restabelece os limites originais entre os municípios em questão.

coletiva1

“Quando fomos para Salvador vimos que estava tudo errado com a Lei aprovada, e provamos isso com informações que apresentamos. Tivemos todo o apoio do vice-governador Otto Alencar e do deputado Marcelo Nilo. Agora um novo Projeto de Lei, que revoga essa Lei sancionada, já foi protocolado e inclusive tem assinatura também dos deputados Herbert Barbosa e Kelly Magalhães. Na próxima terça-feira o projeto deve ser votado, devolvendo para Barreiras o que é de Barreiras e resolvendo essa questão de uma vez por todas”, disse o prefeito.

Em janeiro uma nova equipe da SEI deve vir até Barreiras para fazer um novo levantamento, mas desta vez terá acompanhamento sério e criterioso da administração municipal. “Não vão fazer mais do jeito que eles querem. Vamos ficar atentos para que erros como esse não se repitam mais”, enfatizou Antonio Henrique.

coletiva2

Licitação do Transporte

Ao entrar no assunto da licitação pública do transporte coletivo de Barreiras, o prefeito explicou os passos dados até a conclusão do processo, e lembrou que todo o trâmite durou cerca de um ano, com levantamento de demandas e realização de audiências públicas.

“Foi um trabalho muito transparente, com a participação de outras empresas, onde saiu vencedora a Viação Cidade de Barreiras, que ofereceu o menor preço da tarifa e também a melhor proposta técnica de renovação do transporte público”, explicou.

O prefeito declarou que condicionou a empresa vencedora, antes da assinatura do contrato, para que durante o período de transição para o novo sistema houvesse uma redução da tarifa a ser aplicada durante os primeiros 180 dias após o cumprimento da etapa inicial da licitação, que é a renovação da frota em até 60 dias. A empresa aceitou a condição reduzindo a tarifa para R$2,30.

coeltiva3

“Os novos ônibus devem começar a circular a partir da segunda quinzena de janeiro de 2015, quando começaremos a implantar um novo modelo de transporte público, em que a Prefeitura terá mais ferramentas para fiscalizar o serviço prestado, que contará com regras definidas”, detalhou o prefeito. Perguntado sobre o valor da tarifa, Antonio Henrique lembrou que o último reajuste foi feito em junho de 2010, e hoje o sistema opera com valores defasados.

Veja o que muda com o novo sistema de transporte de Barreiras:

• 35 ônibus novos em 60 dias – Frota renovada, com 70% de ônibus novos e o restante com média de dois anos de uso. Serão 50 ônibus urbanos e 10 ônibus rurais e especiais;
• Ônibus com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Frota 100% acessível até dezembro de 2015;
• 3 terminais que vão integrar o sistema de transporte;
• Bilhetagem eletrônica – Novas tecnologias no sistema de transporte;
• Central Operacional, com controle dos itinerários por meio de sistema GPS;
• Linha Especial para o Aeroporto, com ônibus equipado com ar condicionado;
• Implantação de serviço 0800 para atendimento ao usuário;
• Certificado ISO 9001, para aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados;
• Azulzinho – Implantação de 7 micro ônibus para atendimento a regiões com topografia e acessos difíceis para ônibus de grande porte;
• Novos Abrigos – Pontos de embarque, desembarque e transbordo para oferecer aos usuários proteção contra intempéries;
• Novas Linhas – para acompanhar o desenvolvimento da cidade e ampliar a oferta de mobilidade urbana.